Lançamento do Parlamento Jovem conta com a palestra “Os impactos do PJ na vida de estudantes de Ensino Médio”
O lançamento da edição do Parlamento Jovem (PJ) 2024 ocorreu na Reunião Plenária da última quinta-feira (14), com a presença de estudantes inscritos e do professor Marcelo Pinto, da Escola Estadual Professor Raimundo Martiniano Ferreira (Polivalente). Ele abordou, na Tribuna Livre, sobre: “Os impactos do Parlamento Jovem na vida de estudantes de Ensino Médio. Neste ano, o tema do PJ é “Melhorias no ensino escolar”. 58 estudantes de nove escolas se inscreveram para realizar as atividades do Projeto ao longo do ano.
A Sessão do lançamento do PJ contou com a presença da diretora educacional da Superintendência Regional de Ensino (SRE), Susana Lúcia do Nascimento, do diretor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Luciano Vilas Boas, da diretora da Escola Estadual Caetano Marinho, Pollyanna Tacchi Nogueira, do professor da Escola Nossa Senhora Auxiliadora e do Instituto Montessori, Romeu Lacerda e da professora da Escola Estadual Professor Antônio Gonçalves Lanna, Jéssica de Castro Gomes.
Durante seu discurso, Marcelo, que é Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto e Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal de Viçosa; destacou a importância do Parlamento Jovem como um mecanismo de conscientização dos estudantes.
“É muito bom ver como esse Projeto tem crescido cada vez mais, com a adesão de cada vez mais escolas, cada vez mais estudantes. [...] E pensando nessa construção do protagonismo jovem de fato como agente de mudança, de transformação social, política, do nosso país. [...] Eu falo com meus alunos sempre que eles são o futuro do país. E olha que responsabilidade é essa, [...] para mudar os rumos do país”.
Ele ressaltou a importância da formação política dos jovens, bem como de se pensar o papel da Câmara para além das funções de fiscalização e de legislação.
“A Escola do Legislativo está voltada justamente para a educação política, algo que é necessário. E a Câmara também tem a função, como qualquer órgão público, de educação da sociedade. E pensar num contexto que a gente vive, de crise da Democracia representativa, é muito importante esse movimento de aproximação do povo, da sociedade, em especial da juventude; do processo legislativo, do fazer político”.
Marcelo falou a respeito do aumento da adesão das escolas participantes do Projeto.
“O Projeto tem ganhado cada vez mais força. [...] Pensar que isso é uma semente que se planta para a gente mudar um pouco a cultura política da nossa Cidade. Não só da nossa Cidade, nosso País, mas tendo como foco Ponte Nova. Justamente de conscientizar esses estudantes de que eles são agentes de mudanças, e que é necessário que eles também hajam como tal. Que eles sejam protagonistas desse processo”.
Melhorias no Ensino Escolar
O professor falou ainda sobre o tema do Parlamento Jovem deste ano: “Melhorias no Ensino Escolar”, e destacou a importância da educação para que se diminuam as desigualdades.
“O acesso à educação é fundamental para a mobilidade social. Nós somos um país extremamente desigual. [...] O acesso à educação de qualidade significa que esses sujeitos terão oportunidades de mobilidade social. Terão melhores condições de vida. E aí é importante também pensar na educação como construção da cidadania. [...] E a escola é fundamental nesse processo de construção da cidadania e de fortalecimento da Democracia”.
Ele observou ainda a importância de valorizar os profissionais da educação para que tenhamos um ensino de qualidade em nosso país.
“Pensar em instrumentos, em ferramentas, em políticas públicas, que visem justamente à valorização desses profissionais da educação, não só professores, mas de todas as carreiras que atuam na educação”.
O vereador Wagner Gomides (PV), coordenador político da Escola do Legislativo (EL), enfatizou a importância do Projeto para despertar o interesse dos jovens pela política.
“A Escola do Legislativo tem cumprido seu papel de trazer uma discussão inteligente, uma discussão crítica e uma discussão política para os jovens de nossa Cidade. [...] Nós estamos aqui de passagem e, um dia, algum de vocês vai ocupar essa cadeira aqui, e eu quero me sentir representado quando vocês aqui estiverem”.
Os vereadores agradeceram a presença do professor e o parabenizaram pela didática e conhecimentos transmitidos durante a palestra.
Parlamento Jovem
O PJ é um Projeto de educação política voltado a jovens do Ensino Médio desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e Câmaras Municipais. Em 2024, o Projeto entra no seu 21º ano de atividades proporcionando aos jovens a oportunidade de conhecer melhor a política e as formas de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.
A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, oficinas, debates e deliberações que permitem a vivência e o aprofundamento do tema.
O vídeo da Reunião Plenária do dia 14 de março está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.