Jornalista apresenta análises sobre a Tribuna Livre e a Comunicação da Câmara

por Divisão de Comunicação — publicado 25/09/2024 18h15, última modificação 25/09/2024 18h15
Melissa Aparecida Costa de Castro, ex-estagiária da Divisão de Comunicação Social e Divulgação da Câmara, compartilhou, na Tribuna Livre dessa terça-feira (24), os resultados sobre a pesquisa que ela desenvolveu sobre o assunto
Jornalista apresenta análises sobre a Tribuna Livre e a Comunicação da Câmara

Melissa Aparecida Costa de Castro

A jornalista e ex-estagiária da Divisão de Comunicação Social e Divulgação da Câmara de Ponte Nova Melissa Aparecida Costa de Castro apresentou, na Reunião Plenária dessa terça-feira (24), as principais abordagens sobre o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O documento analisou aspectos da participação das pessoas na Tribuna Livre e da Comunicação da Câmara.

Melissa fez o uso da Tribuna Livre e contextualizou sobre o desenvolvimento do Trabalho, que recebeu o título “Comunicação organizacional e regionalidades: um estudo de caso sobre a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Ponte Nova”.

Ela explicou sobre conceitos de comunicação utilizados na pesquisa, bem como o objeto e os objetivos do TCC. Segundo Melissa, a intenção foi entender “como é possível surgirem políticas bottom-up, que são aquelas políticas de baixo para cima, nesse espaço [a Tribuna Livre], ao contrário da top-down e ver como o setor de Comunicação da Câmara mobiliza as participações nesse espaço”. Ela também lembrou sobre a importância das regionalidades em um contexto atual marcado pela globalização.

A jornalista contou que analisou as participações na Tribuna Livre de fevereiro de 2022 a março de 2023, totalizando 60 ocorrências. “A maioria delas era da sociedade civil organizada e a outra grande maioria de agentes públicos. [...] A maioria das pessoas pediu infraestrutura e a outra grande maioria foi sobre prestação de serviços públicos”.

A partir do levantamento de dados disponíveis no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), Melissa analisou as providências tomadas pelos vereadores em relação às participações na Tribuna Livre. “Foram 60 participações, duas delas viraram Projetos de Lei, [...] 21 vocês fizeram Indicações, mas a maioria vocês não fizeram nada. Então, a pessoa se desloca para vir aqui para poder evidenciar um problema e nada disso foi feito no quesito legislativo. E aí eu acho que é um caso que cabe refletir”.

Comunicação

Melissa apresentou um organograma do fluxo comunicacional da Câmara de Ponte Nova e analisou como a Instituição repercute as participações dos cidadãos na Tribuna Livre.

“O que a Câmara produz de comunicação? Vai tudo para o site: participações na Tribuna Livre, a Palavra Livre dos vereadores, Indicações, Requerimentos, a agenda da semana, a pauta; para o Instagram, o Facebook e o YouTube, vai a participação dos vereadores. A participação popular em momento algum vai para outros espaços além do site. E para a TV e a rádio também: a participação dos vereadores na Palavra Livre”.

Na pesquisa, a jornalista avaliou como a Câmara utiliza o perfil no Instagram. “Foram 60 participações e, nesse período, foram 650 publicações – só que só quatro delas eram sobre a Tribuna Livre, sobre a participação popular. Quer dizer, o que angula o que é trabalhado é a participação dos vereadores na Palavra Livre e, muitas vezes, nem vocês veem o que a gente produzia aqui, que é o Minuto Legislativo”, observou.

Para Melissa, a Divisão de Comunicação da Câmara deveria explorar de forma diferente o perfil institucional no Instagram. “No quesito legislativo, essas 60 participações pouco foram aproveitadas, mas também pouco também foi aproveitado no setor da Comunicação. Já que isso vai para o site e não vai para as redes sociais, o que dá para perceber é que não é uma falta de sensibilidade da equipe, mas uma falta que pode ser algo trabalhado pela gestão. Porque se já tem o texto, às vezes, eles poderiam adaptar esse texto para as redes sociais. Até porque isso incentivaria mais a participação popular e a democracia aqui em Ponte Nova”.

Por fim, Melissa lembrou que a Democracia se faz de forma conjunta com a participação das pessoas. “Nem a Democracia e nem o Poder Legislativo são compostos só pelos parlamentares. A população também tem que estar inclusa. [...] Os cidadãos também têm que participar disso”.

Os vereadores elogiaram o trabalho desenvolvido por Melissa, tiraram dúvidas sobre o levantamento dos dados apurados pela pesquisa e disseram que eles servem para refletir sobre a atuação parlamentar.

Eles também ressaltaram a importância de registrarem no SAPL as providências em relação às participações da Tribuna Livre. Segundo eles, as demandas apresentadas pelos cidadãos são, muitas vezes, resolvidas de maneira informal. Por isso, os dados da pesquisa apontaram para uma aparente pouca ação dos parlamentares. Os vereadores também destacaram a importância de incentivarem a participação popular na Câmara.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 24 de setembro está disponível no canal da Câmara no YouTube.

O trabalho apresentado por Melissa está disponível para consulta na Biblioteca Maria de Abreu.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a Reunião Plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações: (31) 3819-3250.

Nota
Este conteúdo apresenta informações de interesse público, não contém viés político promocional e atende às determinações da Legislação Eleitoral, que estabelece restrições aos serviços de divulgação institucional durante os três meses que antecedem as Eleições 2024. As normas também determinam que a divulgação de dados e informações referentes à transparência da gestão pública seja mantida (saiba mais).