Integrantes da região participam de Etapa Estadual do Parlamento Jovem na ALMG

por Divisão de Comunicação — publicado 24/09/2024 18h05, última modificação 24/09/2024 18h05
Na última semana, participantes estiveram em Belo Horizonte e executaram atividades da Etapa Estadual do Programa que trabalha a educação política
Integrantes da região participam de Etapa Estadual do Parlamento Jovem na ALMG

João Victor e Lívya (Ponte Nova), Michele Souza (Piedade de Ponte Nova), Pâmela Brito (Urucânia), André Souza (Oratórios)

Participantes do Parlamento Jovem (PJ) do Polo Vale do Piranga estiveram, entre a última quarta (18) e a sexta-feira (20), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para a última Etapa do Programa, que contou com uma série de atividades nos três dias do evento. O tema da edição deste ano foi “Melhorias no Ensino Escolar”.

Representaram Ponte Nova os estudantes João Victor Condé, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) Campus Ponte Nova, e Lívya Gonçalves Pereira, da Escola Estadual Senador Antônio Martins. A coordenadora-geral da Escola do Legislativo (EL), Mariana Moreira dos Santos, e a chefe da Divisão Administrativa da Câmara, Kamila Monteiro Magalhães, acompanharam os alunos durante todo o evento.

Com a participação de 150 integrantes do PJ de todas as regiões de Minas Gerais, a Etapa Estadual promoveu a escolha das 12 propostas que compõem o documento final encaminhado à Comissão de Participação Popular da ALMG.

Para isso, as últimas atividades do calendário estadual do PJ 2024 incluíram a realização, na ALMG, de Grupos de Trabalho (GTs) para que os jovens discutissem e fizessem as alterações nas propostas construídas durante a Etapa Regional. Eles também participaram do Estudo Dirigido, momento dedicado à leitura do documento de propostas e esclarecimentos. Além disso, escolheram os coordenadores responsáveis pela condução da Plenária Estadual.

Ainda no evento, os participantes elegeram o tema para o PJ 2025. Na tribuna, o estudante de Ponte Nova João Victor apresentou argumentos em defesa do tema “Tecnologias Digitais, Juventude e Cidadania”, uma das três propostas que chegaram à final. Entre votos de jovens presentes e de participantes remotos, a maioria escolheu “Juventude e Direitos Culturais”, que vai ser a temática da próxima edição.

Durante a Plenária Estadual, João Victor também usou a tribuna para defender, ao lado da estudante de Urucânia Pâmela Brito, propostas para a construção do documento final do PJ 2024.

“A Etapa Estadual foi um momento importante, pois permitiu que os jovens fossem protagonistas nas ações. Eles tiveram a oportunidade de votar e defender propostas que podem contribuir para a melhoria do ensino escolar em todo o Estado. Os estudantes mostraram grande participação, interagindo ativamente nos GTs e defendendo as propostas discutidas”, avalia a coordenadora-geral da EL, Mariana.

Outras atividades

Apesar do fechamento dos trabalhos a nível estadual, os integrantes do PJ de Ponte Nova ainda têm, neste ano, outras atividades a serem executadas. Segundo Mariana, está prevista uma visita guiada à ALMG e ao Memorial do Legislativo Mineiro em data ainda a ser definida. Além disso, a Câmara vai realizar uma cerimônia de encerramento para a entrega dos certificados de participação a cada jovem.

Polo Vale do Piranga

Além de Ponte Nova, integram o Polo Vale do Piranga os municípios de Oratórios, Piedade de Ponte Nova e Urucânia, que também enviaram representantes para a última etapa do PJ 2024.

PJ

Em 2024, 58 estudantes de nove instituições de ensino de Ponte Nova se inscreveram para o PJ, que é coordenado pela Escola do Legislativo da Câmara. Desde abril, os integrantes participaram de encontros semanais na Câmara e receberam capacitações e formações por meio de oficinas que embasaram os debates sobre a temática da edição.

O PJ é um Projeto de educação política voltado a jovens do Ensino Médio desenvolvido pela ALMG com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e Câmaras Municipais. Em 2024, está no seu 21º ano de atividades proporcionando aos jovens a oportunidade de conhecer melhor a política e as formas de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

Nota
Este conteúdo apresenta informações de interesse público, não contém viés político promocional e atende às determinações da Legislação Eleitoral, que estabelece restrições aos serviços de divulgação institucional durante os três meses que antecedem as Eleições 2024. As normas também determinam que a divulgação de dados e informações referentes à transparência da gestão pública seja mantida (saiba mais).