Informações sobre câncer de mama esclarecidas na Tribuna Livre

por Imprensa — publicado 18/10/2019 16h50, última modificação 05/10/2020 14h59
No mês da campanha de prevenção da doença, médico oncologista participou da reunião plenária apresentando dados e destacando a importância dos exames que garantem o diagnóstico precoce

O médico Afrânio Marques Felício da Cunha participou da Tribuna Livre da reunião plenária dessa quinta-feira (17) para falar sobre a campanha Outubro Rosa, com destaque para as ações de prevenção ao câncer de mama e para a importância do diagnóstico precoce.

 

 

Afrânio explicou o que é o câncer de mama e quais são os fatores que promovem o desenvolvimento da doença, como a exposição ambiental e as tendências genéticas. “O câncer de mama surge quando a célula da mama sofre alterações, principalmente nas células dos ductos das mamas. 80% dos cânceres de mamas são ductais”, explicou.

 

 

O médico citou os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer, que segundo ele o principal é a idade avançada. Entretanto, o histórico familiar, a idade da primeira menstruação e até mesmo mulheres que não tiveram filhos ou são inférteis também representam fatores predispostos ao surgimento da doença. Afrânio também falou sobre os mitos e verdades da doença.

 

 

“A prevenção a gente se baseia em dois pilares: a primária, que é evitar ficar doente. O que eu posso fazer para não ter o câncer de mama?; e a secundária, se eu tiver câncer de mama, o que eu faço para essa doença não me gerar transtornos?”, comentou.

 

 

Outro destaque dado pelo médico é a importância de se diagnosticar a doença no início, o que também aumenta a possibilidade de cura. “Diagnosticar a doença no início para se evitar que ela cause transtornos ao paciente. E quando nós falamos isso, estamos falando de autoexame, mamografia e ultrassom, mas principalmente mamografia”.

 

 

Dados da doença no Brasil também foram apresentados por Afrânio, ressaltando que os casos estão aumentando ao longo dos anos. Isso acontece, de acordo com o médico, porque a população está vivendo mais e também há mais diagnósticos.

 

 

“Não se deve ter medo da doença, as taxas de cura são reais”, finalizou Afrânio, que lembrou ainda que o câncer de mama também pode se desenvolver em homens.

 

 

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a reunião plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, na secretaria na Câmara, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Informações (31) 3819-3250.

registrado em: