Guto Malta (PT) é o presidente da CPI Covid de Ponte Nova

por Imprensa — publicado 10/06/2021 12h40, última modificação 10/06/2021 13h11
Dr. Wellerson Mayrink (PSB), primeiro signatário do requerimento que deu origem à CPI, será ouvido nesta sexta-feira (11)

Os vereadores nomeados para compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instituída para investigar suspeitas de irregularidades na execução de políticas municipais relacionadas ao combate à pandemia do coronavírus em Ponte Nova reuniram-se, em nessa quarta-feira (9), pela primeira vez.

Os integrantes da CPI são Emerson Carvalho (PTB), representante do bloco partidário formado por PTB, PSB, PSDB, AVANTE e PODEMOS, Guto Malta (PT), representante do bloco partidário composto pelos partidos PT, REDE, MDB e REPUBLICANOS, e Dr. Wellerson Mayrink (PSB), primeiro signatário do pedido de instalação da CPI.

A CPI foi instituída por meio de Portaria da Presidência da Câmara, na última segunda-feira (7), atendendo requerimento de instauração protocolado, no dia 20 de maio, pelos vereadores Zé Roberto Júnior (REDE), Guto Malta (PT), Sérgio Ferrugem (REPUBLICANOS), Suellenn Fisioterapeuta (PV), Wagner Gomides (PV) e Dr. Wellerson Mayrink (PSB). Eles pediram a apuração de suspeitas de omissão do poder público municipal ou de irregularidades em ações relacionadas ao combate à pandemia, tanto no processo de vacinação quanto na aplicação de recursos, incluindo o descumprimento das exigências de publicidade e transparência das ações e do uso de recursos públicos e privados para enfrentamento da pandemia.

Na abertura da reunião de instauração da CPI, o vereador Guto Malta atuou como presidente interino, fez a leitura do Requerimento que deu origem à CPI, realizou a eleição para a presidência da Comissão, sendo ele próprio (vereador Guto Malta) eleito por unanimidade. Já na condição de Presidente da CPI, nomeou o vereador Emerson Carvalho para atuar como Relator.

O Presidente da CPI requereu o envio de ofício ao Poder Executivo Municipal comunicando a instauração da Comissão, informando que para garantia ao contraditório e ampla defesa, os trabalhos da CPI podem ser acompanhados por representantes do Executivo.

Ficou deliberado que as reuniões da Comissão serão sempre às quartas e sextas-feiras, às 14h, no Plenário da Câmara. O plano de atuação da Comissão vai focar, inicialmente, na apuração dos procedimentos de vacinação e, posteriormente, nas questões financeiras. Definiu-se também que o vereador Wellerson Mayrink de Paula, na condição de primeiro signatário do Requerimento que originou a CPI, será ouvido na reunião desta sexta-feira (11), a partir das 14h.

Todas as reuniões da CPI serão transmitidas ao vivo na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.