Falta de transparência de dados do Executivo é novamente tema de críticas

por Divisão de Comunicação* — publicado 01/06/2022 17h53, última modificação 01/06/2022 17h53
Zé Roberto Júnior (REDE) disse que ainda existem poucos dados disponíveis
Falta de transparência de dados do Executivo é novamente tema de críticas

Zé Roberto Júnior (REDE) durante o uso da Palavra Livre do dia 30/05/2022 | Imagem: Ronaldo Fernandes/Câmara de Ponte Nova

O vereador Zé Roberto Júnior (REDE), no uso da Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (30), criticou a falta de transparência de dados do Poder Executivo no Portal da Associação Mineira de Municípios (AMM). Segundo ele, mesmo o município tendo aderido ao programa em maio de 2020, ainda são poucas informações disponíveis.

“A Prefeitura ela, se filiou a AMM em maio de 2020, o DMAES foi em janeiro de 2020, nós estamos encerrando aqui maio de 22. E eu estou falando que se você acessar o Portal da AMM, que hoje é o canal oficial da Prefeitura, de comunicação, você vai ver que muita coisa está faltando”, salienta o parlamentar.

Ainda sobre transparência de dados, o vereador disse sobre a importância dos parlamentares fiscalizarem qual a destinação de recursos do município. “Compete a gente fiscalizar e controlar os atos da Prefeitura. E nesse sentido a gente tem que fiscalizar, por exemplo, a alocação dos recursos de maneira eficiente. Isso que a gente vem questionando aqui, muitas vezes pode ser tido como oposição, perguntar e questionar algum detalhe, isso é papel da Câmara Municipal”, reforça o vereador.

Projeto

O vereador falou sobre o desenvolvimento de um projeto que vai tratar da "Política Municipal de Transparência em Obras Públicas”. Segundo ele, o assunto está em análise pela assessoria da Câmara e é uma iniciativa dos vereadores Suellenn Fisioterapeuta (PV), Guto Malta (PT), Sérgio Ferrugem (REPUBLICANOS), Wagner Gomides (PV), Dr. Wellerson Mayrink (PSB) e Antônio Carlos Pracatá (MDB). Segundo ele, esse projeto é aguardado tanto pela Câmara, quanto pela população.

“Porque através dele que a gente vai conseguir dar uma resposta eficiente e direta, com relação ao que se passa com relação às obras dessa cidade”, explica o parlamentar.  

O vídeo da participação do vereador Zé Roberto Júnior está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação

registrado em: