Exposição de peças sacras policromadas está aberta para visitação na Câmara
A Câmara de Ponte Nova abriu, na noite da última sexta-feira (26), a ‘Exposição Santinhos: policromia em madeira’, no Espaço Multiuso José Silva, na sede do Legislativo Municipal. A atração reúne 106 imagens sacras policromadas que foram entalhadas na madeira pelo Mestre dos Saberes e Fazeres de Ponte Nova, Antônio Inácio Boneca.
A exposição compõe as celebrações pelos 160 anos da Câmara e, até o dia 13 de setembro, das 12h às 18 horas, a população poderá prestigiar a atração, que é fruto do trabalho prático dos estudantes da disciplina de Conservação de Bens Culturais, do Curso de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), ministrada pela professora Míriam Andréa de Oliveira.
O visitante encontrará na exposição esculturas de São Franciso de Assis, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Conceição, Santa Rita, Santa Luzia e Santa Efigênia. Além das representações dos santos, a atração conta com informações e dados sobre a confecção das peças, da teoria desse tipo de arte e ferramentas utilizadas para o entalhe.
Durante a abertura da exposição, o presidente da Câmara, vereador Antônio Carlos Pracatá (MDB), agradeceu aos autores por compartilhar a arte com o público que visitará a exposição. “Um momento tão sublime para a Câmara, onde nós estaremos apresentando aqui os trabalhos do Antônio Boneca e da professora Míriam. Será uma exposição ficará aí no mês de setembro para visita pública. Eu gostaria de agradecer muito a professora Míriam e o Boneca, que ao longo do tempo tem mostrado aqui na Câmara os seus trabalhos”.
O vídeo da abertura da exposição está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.
Oficina de policromia
Na última quinta-feira (25), a Câmara, em parceria com a professora Míriam, ofertou a Oficina de douramento e policromia aplicados à madeira. Na oportunidade, foram ensinadas as técnicas e as características desse tipo de arte, bem como ensinado sobre as ferramentas e materiais necessários para a confecção de obras.
Ao longo dos próximos meses novos eventos serão realizados para a celebração dos 160 anos da Câmara de Ponte Nova.