Etapa regional em PN do Parlamento Jovem define ações para a estadual

por Divisão de Comunicação — publicado 13/08/2024 18h10, última modificação 14/08/2024 14h12
Os participantes escolheram as propostas e os integrantes que vão representar o Polo Vale do Piranga em Belo Horizonte, em setembro

O Polo Vale do Piranga do Parlamento Jovem (PJ) já está preparado para seguir para a última etapa do Projeto, que vai acontecer em Belo Horizonte, no próximo mês. Na última quinta-feira (8), os integrantes dos quatro municípios que integram o Polo promoveram, em Ponte Nova, a Plenária Regional e definiram as propostas e os representantes para a próxima fase. Veja as fotos a seguir.

O encontro aconteceu no Plenário da Câmara de Ponte Nova, que é a responsável pela coordenação dos trabalhos do Polo. De acordo com a Escola do Legislativo (EL) da Câmara, estiveram presentes 40 pessoas no evento entre participantes, coordenadores e professores de Oratórios, Piedade de Ponte Nova, Ponte Nova e Urucânia.

O tema do PJ neste ano é “Melhorias no ensino escolar”, e, durante a Plenária, os participantes tiveram que eleger uma entre três propostas de cada um dos três subtemas do Programa (veja aqui). Os assuntos escolhidos vão representar o Polo Vale do Piranga na Etapa Estadual, que vai acontecer entre 18 e 20 de setembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Os participantes também escolheram o tema a ser apresentado pelo Polo, na Etapa Estadual, como proposta para a próxima edição do PJ: exploração do trabalho infantil.

A sessão para discussão e votação dos assuntos contou com as funções de coordenador, vice-coordenador e relator que foram executadas pelos jovens eleitos pelos colegas.

Durante a Plenária Regional, também foram eleitos os integrantes que vão representar cada município na Etapa que vai acontecer na ALMG. O estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG-Campus Ponte Nova) João Victor de Andrade Condé foi o escolhido pelos participantes de Ponte Nova; André Giovani Argente de Souza pelos de Oratórios; Lívia Gonçalves vai representar Piedade de Ponte Nova; e Pâmela Paula Brito o município de Urucânia.

As propostas
Veja as propostas definidas pelos integrantes do PJ do Polo Vale do Piranga:

Subtema 1: “Melhorias do ambiente de ensino-aprendizagem”
Proposta: Oferecimento de aulas preparatórias para o Enem, como redação, ciências da natureza, matemática, linguagens e ciências humanas em todo Ensino Médio como novas eletivas e simulados, com o objetivo de preparar os alunos desde a sua chegada ao ensino médio até a realização do Exame.

Subtema 2: “Melhoria da aprendizagem e enfrentamento das desigualdades educacionais”
Proposta: Promoção, por parte dos educadores, de aulas mais dinâmicas e interativas para melhorar a assimilação do conteúdo estudado pelos alunos. Isso pode ser alcançado por meio do uso de tecnologias educacionais, como aplicativos de aprendizagem e recursos multimídia. A inclusão de atividades práticas, trabalhos em grupo, projetos interdisciplinares e a realização de debates e simulações também contribuirão para tornar as aulas mais envolventes e eficazes. Além disso, capacitar os professores com formações continuadas sobre novas metodologias de ensino e aprendizagem é essencial para o sucesso dessa proposta.

Subtema 3: “Fortalecimento da gestão democrática”
Proposta: Promoção, pelo governo estadual, de incentivo da formação de grêmios estudantis nas escolas, visando a criação de uma gestão mais democrática.

PJ

Em 2024, 58 estudantes de nove instituições de ensino se inscreveram para o PJ, que é coordenado pela Escola do Legislativo da Câmara. São alunos do Ensino Médio das escolas estaduais Antônio Coelho, Caetano Marinho, Cantídio Drumond, Professor Antônio Gonçalves Lanna, Senador Antônio Martins e Professor Raymundo Martiniano Ferreira (Polivalente), além do IFMG-Campus Ponte Nova, da Escola Nossa Senhora Auxiliadora (Ensa) e do Instituto Montessori.

Desde abril, os integrantes participaram de encontros semanais na Câmara e receberam capacitações e formações por meio de oficinas que embasaram os debates sobre a temática da edição.

O PJ é um Projeto de educação política voltado a jovens do Ensino Médio desenvolvido pela ALMG com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e Câmaras Municipais. Em 2024, está no seu 21º ano de atividades proporcionando aos jovens a oportunidade de conhecer melhor a política e as formas de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, oficinas, debates e deliberações que permitem a vivência e o aprofundamento do tema.

Nota
Este conteúdo apresenta informações de interesse público, não contém viés político promocional e atende às determinações da Legislação Eleitoral, que estabelece restrições aos serviços de divulgação institucional durante os três meses que antecedem as Eleições 2024. As normas também determinam que a divulgação de dados e informações referentes à transparência da gestão pública seja mantida (saiba mais).