Estudantes podem se inscrever para o Parlamento Jovem 2022 até 17 de março

por Divisão de Comunicação — publicado 24/02/2022 17h55, última modificação 25/02/2022 12h41
Este ano, o programa vai debater a saúde mental do jovem

A Escola do Legislativo da Câmara de Ponte Nova iniciou chamamento para estudantes interessados em participar do Parlamento Jovem 2022 (PJ). Sete instituições de ensino confirmaram a adesão ao programa neste ano, e os alunos têm até o dia 17 de março para se inscreverem.

Coordenado pelo Agente Administrativo Educacional e Coordenador de Ensino da Escola do Legislativo, Ricardo de Melo Costa Júnior, a primeira reunião com os representantes das escolas que participarão do PJ aconteceu no dia 18 de fevereiro. Aderiram ao PJ 2022 as escolas estaduais Senador Antônio Martins, Caetano Marinho, Professor Antônio Gonçalves Lanna, Raymundo Martiniano Ferreira, o Instituto Montessori, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais campus Ponte Nova (IFMG – Campus Ponte Nova) e a Escola Nossa Senhora Auxiliadora.

Os estudantes interessados podem fazer suas inscrições com o professor referência na escola participante, durante as ações de mobilizações que acontecerão em todas as instituições que aderiram ao PJ 2022, diretamente na Escola do Legislativo na sede da Câmara Municipal, pelo WhatsApp (31) 3819-3288 ou por e-mail escoladolegislativo@pontenova.mg.leg.br.

O lançamento do Parlamento Jovem, que em 2022 debaterá o tema Saúde Mental do Jovem, acontecerá no dia 17 de março, durante Reunião Plenária da Câmara, com previsão de início das oficinas práticas a partir do dia 21 do mesmo mês.

Os subtemas que serão abordados durante as atividades são: Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; e Uso saudável das novas tecnologias.

Polo coordenado por Ponte Nova

A partir deste ano, a Escola do Legislativo de Ponte Nova coordenará o novo Polo Vale do Piranga, composto também por Mariana, Oratórios, Piedade de Ponte Nova e Urucânia. De 2017 a 2019, Ponte Nova fazia parte do Polo Caparaó, que em 2020 passou a ser denominado de Zona da Mata III.

Parlamento Jovem

O PJ é um projeto de educação política voltado a jovens do ensino médio desenvolvido em parceria da ALMG com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e Câmaras Municipais. Em 2021, o projeto completou 18 anos de atividades que proporcionam aos jovens a oportunidade de conhecer melhor a política e as formas de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, oficinas, debates e deliberações que permitem a vivência e o aprofundamento do tema.