Estudantes do Parlamento Jovem participam de Oficina na UFV

por Divisão de Comunicação — publicado 07/08/2024 17h50, última modificação 26/08/2024 15h51
17 estudantes do Programa visitaram a UFV e assistiram à palestra “Melhoria da aprendizagem e enfrentamento das desigualdades educacionais”, no Departamento de Educação (DPE)

Nessa terça-feira (6), 17 estudantes das nove escolas que integram o Parlamento Jovem (PJ) deste ano participaram de uma Oficina na Universidade Federal de Viçosa (UFV). O encontro, que aconteceu no Departamento de Educação (DPE), representa uma das etapas do Programa de educação política voltado a jovens do Ensino Médio.

Acompanharam os alunos a coordenadora-geral da Escola do Legislativo (EL) de Ponte Nova, Mariana Moreira dos Santos, e a assessora política da Câmara, Carolina Fabião. A professora do DPE da UFV, Elen Machado Tavares, foi a convidada para proferir a palestra “Melhoria da aprendizagem e enfrentamento das desigualdades educacionais”. A também professora do DPE, Bethânia Medeiros Geremias, auxiliou na organização do evento.

Mariana dos Santos avaliou que o momento “foi de grande aprendizado e reflexão para todos os estudantes. Além do conteúdo da palestra, a visita à UFV foi especial para muitos dos jovens, pois foi a primeira vez que tiveram a oportunidade de conhecer essa Universidade tão renomada. Essa experiência certamente ampliou seus horizontes e eles puderam ver na prática como a educação de qualidade pode transformar realidades e abrir portas para um futuro melhor”.

Neste ano, 58 estudantes de nove escolas participam do PJ. As próximas etapas são a Plenária Regional, que acontece amanhã (8), na Câmara de Ponte Nova; e a etapa Estadual, que ocorre em setembro, em Belo Horizonte. O encerramento das atividades será em novembro.

PJ

O PJ é um Programa de educação política voltado a jovens do Ensino Médio desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e Câmaras Municipais. Em 2024, o Projeto está no seu 21º ano de atividades proporcionando aos jovens a oportunidade de conhecer melhor a política e as formas de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

Nota
Este conteúdo apresenta informações de interesse público, não contém viés político promocional e atende às determinações da Legislação Eleitoral, que estabelece restrições aos serviços de divulgação institucional durante os três meses que antecedem as Eleições 2024. As normas também determinam que a divulgação de dados e informações referentes à transparência da gestão pública seja mantida (saiba mais).