Estudantes do Parlamento Jovem entregam propostas após mais uma etapa do programa

por Divisão de Comunicação* — publicado 16/09/2022 18h10, última modificação 16/09/2022 18h10
Neste ano, o tema do programa é Saúde Mental dos Jovens; os participantes de Ponte Nova apresentaram todas as propostas elaboradas após o fim da etapa regional

As propostas elaboradas pelos participantes do Parlamento Jovem (PJ) foram apresentadas aos vereadores durante a Reunião Plenária dessa quinta-feira (15). Na Tribuna Livre, os alunos João Vitor de Andrade Condé, Theodore Finch Gonçalves e Nelson Ferreira Neto leram as 18 sugestões sobre o tema do programa deste ano: saúde mental dos jovens.

Divididas em três subtemas (políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; e uso saudável das novas tecnologias), as propostas foram construídas e aprovadas pelo Parlamento Jovem após reuniões dos grupos de trabalho e oficinas.

Das sugestões apresentados, três propostas foram enviadas, sendo uma de cada subtema, para a Etapa Estadual do PJ, que terá como representantes os alunos Matheus Damasceno (Instituto Federal de Minas Gerais - campus Ponte Nova) e Rayane Vitoria (Escola Estadual Caetano Marinho). Essa fase ocorrerá em Belo Horizonte nos dias 21 e 23 de setembro.

O vereador Wagner Gomides (PV), coordenador técnico da Escola do Legislativo, parabenizou todos os participantes do Parlamento Jovem pelo trabalho desenvolvido nos últimos meses. “Nesta data de hoje, que celebramos o Dia Internacional da Democracia, [...] parabéns aos dois e a todos os jovens que compõem o Parlamento Jovem. Eles estão representando vocês. Mas eles sabem que o trabalho é de todos. [...] Elogiar todos eles, pela postura, pelo comprometimento, pela responsabilidade com que levaram esse projeto”.

As sugestões dos participantes englobam incorporar profissionais da psicologia no âmbito escolar, ampliar o atendimento psicológico, promoção de atividades culturais, palestras e atividades sobre o uso saudável de novas tecnologias, promoção de ações lúdicas, melhorias nos serviços públicos de saúde mental, dentre outras. O documento com todas as 18 propostas está disponível no site da Câmara.

O vídeo com a participação dos estudantes do PJ na sessão plenária dessa quinta-feira está disponível no YouTube da Câmara.

Parlamento Jovem

O PJ de Minas Gerais é um programa de formação política de estudantes do ensino médio que proporciona aos jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, oficinas, debates e deliberações que permitem a vivência e o aprofundamento do tema.

O programa é promovido pela ALMG, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com as Câmaras Municipais e a PUC Minas. Em 2022, chega à 19º edição em MG e a sexta em Ponte Nova.

As atividades são desenvolvidas em etapas municipais, regionais e a estadual, realizada em Belo Horizonte, quando ocorre a conclusão dos trabalhos.

Aderiram ao PJ 2022 as escolas estaduais Senador Antônio Martins, Caetano Marinho, Professor Antônio Gonçalves Lanna, Raymundo Martiniano Ferreira, o Instituto Montessori, o IFMG – Ponte Nova e a Escola Nossa Senhora Auxiliadora.