Estudantes de PN recebem certificados do Parlamento Jovem 2019

por Imprensa — publicado 29/11/2019 15h50, última modificação 07/10/2020 17h51
No evento, a presidente da Câmara de Ponte Nova, vereadora Aninha de Fizica (PSB), assinou o termo de adesão ao projeto para o ano de 2020

Os estudantes que integram o Parlamento Jovem (PJ) 2019 receberam os certificados de participação na noite dessa quinta-feira (28). A cerimônia de encerramento do projeto aconteceu no Plenário João Mayrink da Câmara de Ponte Nova. Professores e diretores das instituições parceiras também receberam o documento.

Neste ano, 29 alunos de cinco instituições de ensino do município – IFMG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais) campus Ponte Nova, Escola Estadual Professor Raymundo Martiniano Ferreira, Escola Estadual Professor Antônio Gonçalves Lanna, Escola Estadual Caetano Marinho e Escola Estadual Senador Antônio Martins – concluíram o projeto.

Além dos estudantes, estiveram presentes na cerimônia os diretores Pollyanna Tacchi Nogueira (E.E. Caetano Marinho), Gilson Cézar Dias Meireles (E.E. Prof. Antônio Gonçalves Lanna), Ana Regina de Carvalho Castro (E.E. Prof. Raymundo Martiniano Ferreira) e os professores Jéssica de Castro Gomes (E. E Prof. Antônio Gonçalves Lanna), Márion Cézar Oliveira de Souza (E. E. Senador Antônio Martins) e José Costa Júnior (IFMG).

O coordenador de Ensino da Escola do Legislativo da Câmara de Ponte Nova, Ricardo de Melo Costa Júnior, lembrou, durante sua fala, de situações vivenciadas durante as atividades do PJ. Ele destacou a seriedade, o empenho e o engajamento dos estudantes no debate das propostas.

Ricardo agradeceu o apoio dos vereadores e dos servidores da Câmara e dos professores e diretores das escolas pela parceria para o desenvolvimento do PJ. Ricardo também agradeceu o ex-coordenador da Escola do Legislativo Jaime Santos.

“Esse projeto que a Câmara de Ponte Nova desenvolve é tão importante como qualquer outro. Esses alunos que hoje são do ensino médio serão nós”, disse a diretora Ana Regina, que destacou a consciência política gerada a partir do PJ.

A coordenadora técnica da Escola do Legislativo, vereadora Fiota (Patriota), disse que o PJ é importante para Ponte Nova. “Quem dera se isso tivesse acontecido em anos anteriores. Nós teríamos, hoje, jovens na Câmara também contribuindo com a gente”, falou.

O orador da turma do PJ 2019, Rhuan Loiola, disse que o PJ foi um projeto que contribuiu para o conhecimento das questões políticas, como a criação de novas leis e como elas são discutidas e inseridas na sociedade. “Só conseguimos formar boas ideias e opiniões a partir do momento que respeitamos a opinião do próximo e concedemos para argumentar”, falou.

A presidente da Câmara, vereadora Aninha de Fizica (PSB), iniciou a fala ressaltando o tema do PJ 2020 – Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Ela desejou sucesso e parabenizou os participantes do projeto. Na cerimônia, Aninha assinou o termo de participação da Câmara de Ponte Nova no PJ 2020.

Os certificados foram entregues aos diretores e professores presentes pelos vereadores de Ponte Nova e pelo coordenador de ensino da escola Ricardo de Melo.

Projetos

Os alunos participaram de reuniões, palestras e oficinas em Ponte Nova, Viçosa, Ubá e Belo Horizonte para debater e construir uma proposta de Projeto de Lei enviada para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O tema do PJ deste ano foi Discriminação Étnico-Racial.

Das 16 propostas encaminhadas no documento final, uma delas saiu da Plenária Municipal em Ponte Nova: SUBTEMA 1 – DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS 1. Criação de cursos, promoção de palestras e oficinas extracurriculares sobre o tema educação financeira, promovidas por escolas, a fim de favorecer classes menos favorecidas.

O documento final do PJ Minas 2019 foi entregue ao membro efetivo da Comissão de Participação Popular da Assembleia, o deputado André Quintão (PT). As 16 propostas poderão ensejar desdobramentos e serem transformadas, por exemplo, em projetos de lei ou pedidos de providências ao Poder Público.

PJ

Em sua 16ª edição, o PJ é projeto de formação política da ALMG, criado em 2004. Neste ano, 95 câmaras municipais participaram do projeto divididas em polos regionais. O tema trabalhado pelos estudantes foi discriminação étnico-racial, escolhido pelos participantes no ano passado.