Estudante do IF pede apoio para intercâmbio em Portugal

por Divisão de Comunicação — publicado 23/08/2024 18h10, última modificação 09/09/2024 18h13
Em participação na Tribuna Livre dessa quinta-feira (22), Giovanna Gomes Ferreira solicitou ajuda financeira para cursar um semestre da faculdade no Instituto Politécnico de Bragança

A Tribuna Livre da Reunião Plenária dessa quinta-feira (22) contou com a participação da estudante do curso Superior de Processos Gerenciais do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) de Ponte Nova Giovanna Gomes Ferreira. Ela pediu apoio financeiro para cursar um semestre da faculdade no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal. Com viagem marcada para 2 de setembro, Giovanna contou que tem feito diversos eventos para arrecadar o valor necessário para sua permanência no país, em torno de R$ 30 mil. “Mesmo com todo esse esforço eu ainda preciso de 10 mil reais”.

A estudante disse que após saber da aprovação para o intercâmbio criou, há quatro meses, uma campanha de financiamento coletivo. “Uma vaquinha online que alcançou o valor de R$ 1.519,59, o equivalente a apenas 4% do valor necessário para viver na cidade de Bragança durante seis meses, que seria de setembro de 2024 a fevereiro de 2025”.

Além da campanha de arrecadação, Giovanna informou que realizou várias ações para conseguir os R$ 30 mil. “Fizemos bazar, rifas, noite de caldos, barraca na festa junina, palha italiana, sabão ecológico doado pelo Projeto ‘Reaproveite’, do Campus, e venda de semijoias”. Ela disse ainda que teve o apoio de alguns comerciantes, empresários e veículos de comunicação locais.

Giovanna explicou que o Intercâmbio faz parte do Programa Internacionaliza, da Reitoria do IFMG, e ressaltou a importância de participar da experiência no Instituto Politécnico de Bragança.

“Um Centro de Ensino de excelência na Europa. Esse intercâmbio é muito importante para a formação, gestão e inovação e, sendo a primeira estudante do Curso Superior Federal de nossa Cidade a ter conseguido tal oportunidade, tenho por objetivo trazer de Portugal novos aprendizados, culturas, conexões pessoais e profissionais e, no futuro, espero contribuir para o desenvolvimento de Ponte Nova a partir do meu trabalho”.

A estudante explicou que sempre se dedicou além das disciplinas: “Participei de projetos, fui bolsista do Projeto ‘Vivência Universitária, Empreendedorismo e Inovação’, conhecido como ‘Voei’, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, e busco agora realizar meu sonho de estudar no exterior; porém, nem eu nem a minha família temos recursos financeiros suficientes para arcar com todas as despesas. Por isso, preciso muito contar com o apoio desta Casa e de toda a comunidade. Toda e qualquer ajuda é muito bem-vinda”.

Ao final de sua fala, Giovanna agradeceu o espaço cedido pela Câmara e convidou todos para acompanhar sua caminhada até Portugal por meio do perfil do Instagram: @ipb_2024.

Os vereadores agradeceram a presença da estudante, reconheceram seu empenho e iniciativa para realizar o sonho de estudar no exterior e representar o Município e desejaram sucesso à jovem.

Os parlamentares observaram ainda que Giovanna é um exemplo a ser seguido e se comprometeram a ajudá-la.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 22 de agosto está disponível no canal da Câmara no YouTube.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a Reunião Plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações: (31) 3819-3250.

Nota
Este conteúdo apresenta informações de interesse público, não contém viés político promocional e atende às determinações da Legislação Eleitoral, que estabelece restrições aos serviços de divulgação institucional durante os três meses que antecedem as Eleições 2024. As normas também determinam que a divulgação de dados e informações referentes à transparência da gestão pública seja mantida (saiba mais).