Escolas têm até 18 de fevereiro para aderirem ao Parlamento Jovem

por Imprensa — publicado 07/02/2020 14h10, última modificação 08/10/2020 16h44
Edição deste ano terá como tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”

Cinco instituições de ensino de Ponte Nova já confirmaram a participação no programa Parlamento Jovem (PJ) 2020, que tem como tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”. O prazo para que outras escolas façam a adesão ao PJ termina no dia 18 de fevereiro.

Uma reunião ocorrida na última terça-feira (4), no Espaço Multiuso José Silva, na Câmara, apresentou o PJ aos representantes das instituições de ensino que oferecem o Ensino Médio. No encontro, além da discussão do planejamento das atividades para este ano, os gestores fizeram sugestões de melhorias ao programa e as escolas indicaram os professores referência, que vão apoiar as ações.

O lançamento do Parlamento Jovem 2020 em Ponte Nova está marcado para o dia 5 de março, mas as mobilizações nas escolas para convidar e atrair os alunos a participarem do programa acontecerão entre os dias 17 e 21 de fevereiro.

Todas as informações atualizadas referentes ao PJ 2020 em Ponte Nova estão disponíveis no portal da Câmara e também serão divulgadas nas redes sociais do Legislativo Municipal (FacebookInstagram e YouTube).

Escolas confirmadas

Até o momento, as escolas que confirmaram a participação no PJ 2020 são: Escola Estadual Caetano Marinho, Escola Estadual Prof. Antônio Gonçalves Lanna, Escola Estadual Prof. Raymundo Martiniano Ferreira, Escola Estadual Senador Antônio Martins e o IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais) campus Ponte Nova.

Parlamento Jovem

O PJ de Minas Gerais é um programa de formação política de estudantes do ensino médio que proporciona aos jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, oficinas, debates e deliberações que permitem a vivência e o aprofundamento do tema.

O programa é promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo, em parceria com as câmaras municipais e a PUC Minas. Em 2020 chega à 17º edição com a participação de 114 câmaras.

As atividades são desenvolvidas em etapas municipais, regionais e a estadual, realizada em Belo Horizonte, quando ocorre a conclusão dos trabalhos. Todas essas etapas ficam registradas na página do PJ Minas no Portal da Assembleia Legislativa, nas redes sociais do PJ Minas e da Câmara de Ponte Nova (FacebookInstagram e YouTube).