Escola do Legislativo realiza debate sobre abuso e exploração de crianças e adolescentes

por Imprensa — publicado 23/05/2019 14h30, última modificação 28/09/2020 13h55
Encontro reforçou a importância das denúncias, do diálogo e da atenção dos pais e responsáveis

Em alusão ao 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, e atendendo demanda da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, a Escola do Legislativo da Câmara realizou, no dia 21, um debate sobre a campanha Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, desenvolvida anualmente pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual.

De acordo com o coordenador de ensino da Escola do Legislativo, Jaime Santos, o encontro teve o objetivo de sensibilizar e de convocar a sociedade a participar da luta em defesa de crianças e adolescentes, na ocasião, foi exibido o documentário sobre o “Caso Araceli”. No dia 18 de maio de 1973, a menina Araceli Cabrera Sanches, de 8 anos, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta, em Vitória (ES), por membros de uma tradicional família capixaba. O crime ficou impune.
Participaram do debate jovens da Guarda-Mirim, da Rede Cidadã e do Parlamento Jovem. A discussão foi conduzida pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos, vereador Hermano (PT), juntamente com a coordenadora técnica da Escola do Legislativo, vereadora Fiota (PATRIOTA), e os vereadores Betinho (PDT) e Sérgio Ferrugem (PRB).
O encontro também contou com as presenças da assistente social da APAE, Deusângela Oliveira; Onésia Miranda, Eliana Rocha e Maria Antônia, do Conselho Tutelar; da coordenadora do CREAS e do Conselho Tutelar, Karine Saraiva; Luiz Coridola e Sebastião 50 da Guarda-Mirim, os professores Antonela Nardi, Mário Camilo e Bianca Monteiro do Projeto Rede Cidadã e das estudantes de Psicologia e Direito e ex-alunas do Parlamento Jovem, respectivamente, Lorena Almeida e Gabriela Lanna.