Escola do Legislativo participa do lançamento do Parlamento Jovem Oratórios
Servidores da Escola do Legislativo da Câmara de Ponte Nova participaram, nessa segunda-feira (10), do lançamento do Parlamento Jovem (PJ) na Câmara de Oratórios. O município faz parte do Polo Vale do Piranga, que é coordenado por Ponte Nova.
O coordenador de ensino da Escola do Legislativo de Ponte Nova, Ricardo de Melo, e o coordenador-geral, Jaime Santos, também representaram o presidente da Câmara de Ponte Nova, vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB).
A abertura dos trabalhos do programa em Oratórios aconteceu no Plenário Manoel Soares. Neste ano, participam do PJ no município alunos do ensino médio integrado da Escola Estadual Doutor Franciso Vieira Martins.
Também estavam presentes no evento os vereadores membros da Mesa Diretora da Câmara de Oratórios, Márcio de Souza Felício (presidente), Eliane Silva Alves Oliveira (vice-presidente), Vinícius de Castro Bragione (secretário), além do prefeito municipal, Carlos José de Oliveira, do vice-prefeito, Eriverto Otaviano de Cruz, da coordenadora do PJ local, Caroline Lacerda Dinis Vieira, de demais servidores, do diretor da escola participante, Victor Sérgio da Silva, e da especialista da escola, Werônica Cândido da Silva.
Jovem e mercado de trabalho
Este ano, o tema para debate no PJ é “jovem e mercado de trabalho”. Os subtemas definidos pela coordenação estadual são os seguintes: “Desenvolvimento econômico e mercado de trabalho”, “Escolaridade e qualificação profissional” e “Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho”.
Polo Vale do Piranga
O Polo Vale do Piranga é composto por Ponte Nova, Oratórios, Piedade de Ponte Nova e Urucânia.
PJ
O PJ de Minas é um programa de formação política e cidadã voltado para estudantes do ensino médio, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com câmaras municipais e com apoio da PUC Minas. Em 2023, o PJ Minas realiza sua 19ª edição, com aproximadamente 150 câmaras municipais parceiras.
A cada ano, os professores, vereadores e/ou servidores das câmaras que atuam como coordenadores do projeto estudam e discutem o tema com os alunos. Nas oficinas, geralmente são convidados especialistas para falarem aos estudantes. Os coordenadores procuram estimular e acompanhar o crescimento desses jovens em termos de consciência sobre a política e sobre o protagonismo que eles mesmos podem exercer.