Emater faz balanço de ações, e retorno é 15 vezes maior que valor investido

por Mateus Pires publicado 27/05/2024 18h09, última modificação 27/05/2024 18h09
Emater faz balanço de ações, e retorno é 15 vezes maior que valor investido

Kamila Almeida de Castro

O Relatório Anual de Ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) de 2023 da Emater/Ponte Nova foi apresentado pela extensionista de Bem-Estar Social Kamila Almeida de Castro, durante participação na Tribuna Livre da Reunião Plenária do dia 23 de maio. Um dos destaques do documento foi o comparativo entre os recursos que a Empresa viabilizou para o Município e o valor investido pela Prefeitura.

“A cada R$ 1 aplicado pela Prefeitura de Ponte Nova, o serviço de Ater retorna para o Município com R$ 15,86”, ressaltou Kamila, que também explicou sobre o trabalho da Emater: “A gente presta assistência técnica aos agricultores familiares – na verdade ao produtor rural de maneira geral, prioritariamente os agricultores familiares – e essa assistência técnica é baseada na demanda do produtor. O produtor ou nos chama ou a gente vai até ele, aí esse atendimento é feito no escritório ou na propriedade dele”.

Kamila fez uma breve apresentação das diversas ações realizadas pela Emater, como apoio para produção de frutas e hortaliças, bovinocultura e suinocultura, desenvolvimento de projetos, assistência técnica em grupo e campanhas para mulheres e de recolhimento de embalagens de agrotóxicos.

Ela destacou sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar. “São 33 agricultores familiares comercializando aqui no Município para as escolas municipais, estaduais e Instituto Federal, e nós da Emater colocamos os produtores aptos a participarem”.

Outra ação que teve contribuição relevante no relatório foi o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Ficamos responsáveis pela mobilização de 58 agricultores. [...] Os produtos são destinados para 15 entidades socioassistenciais do Município. É um valor considerável que veio para o Município, quase R$ 700 mil”.

Segundo Kamila, a Emater também viabiliza a participação dos agricultores em cursos e eventos, além de promover visitas técnicas.

Conquistas

Kamila contou que, por meio da Empresa, o Município conseguiu avanços importantes, em 2023, como a inauguração do Centro Comunitário do Cedro. “Vários benefícios para a Comunidade, como a aquisição de tanque de leite, aquisição de balança de pesar gado, pomar para 13 famílias, a reforma do Centro Comunitário e a aquisição de equipamentos também para que eles possam utilizar o Centro Comunitário”, ressaltou.

Ela também informou sobre as conquistas em relação à regularização sanitária, uma das frentes de trabalho da Empresa. “No ano de 2023, tivemos dois entrepostos de ovos regularizados, prontos para comercialização no Município”.

Comercialização

Além do auxílio e suporte para a produção e regularização das atividades, Kamila disse que a Emater é parceira dos produtores para comercialização por meio das feiras e do site “É do Campo”, primeiro marketplace de gestão pública do Brasil.

“Uma plataforma muito bacana. Ela é nova para os agricultores. Então, aqui de Ponte Nova nós temos uma agricultora participando, [...] mas a nossa expectativa é de que vários agricultores participem dessa plataforma, porque eles podem comercializar para o Brasil todo, e o Brasil todo tem a oportunidade de conhecer os nossos produtos”.

Outras ações

Durante a apresentação do Relatório, Kamila disse que a Emater viabilizou compras conjuntas de mudas, de caixas plásticas e do corretivo de solo para os agricultores; apoiou o Projeto Rio Vivo e o desenvolvimento de ações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG); executou programas em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e capacitou produtores em relação às agroindústrias de pequeno porte.

Após a explanação, os vereadores parabenizaram a Emater e a Kamila pelas ações realizadas, propuseram melhorias para a feira, questionaram sobre recursos para fossas sépticas e fossas biodigestoras e tiraram dúvidas sobre a execução de projetos e a produção de goiaba no Município.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 23 de maio está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a Reunião Plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações: (31) 3819-3250.