Eleitos para o quadriênio 2025/2028 tomam posse em 1º de janeiro

por Ronaldo Fernandes publicado 26/12/2024 18h05, última modificação 26/12/2024 18h16
A cerimônia será transmitida ao vivo e os eleitos poderão ser acompanhados de um número limitado de convidados. Além das vereadoras e vereadores, também serão empossados o prefeito e a vice-prefeita

A Cerimônia de Posse das vereadoras, vereadores, prefeito e vice-prefeita eleitos para o mandato 2025/2028 será no dia 1º de janeiro de 2025 (quarta-feira), com início às 10h no Plenário João Mayrink, na Câmara Municipal de Ponte Nova.

Todos os eleitos já foram comunicados sobre a programação do evento e informados sobre o número de acompanhantes que cada um tem direito, levando em conta a limitação de espaço no plenário da Câmara.

A cerimônia será transmitida ao vivo pelo Facebook e YouTube da Câmara a partir das 10 horas.

O veículo de comunicação interessado em enviar profissional para cobertura presencial do evento deve credenciá-lo junto à Divisão de Comunicação Social da Câmara até 30 de dezembro pelo e-mail .

A Solenidade de Posse é regida pelo Regimento Interno da Câmara e terá início sob a presidência do mais idoso entre os eleitos, no caso o vereador Zé Osório (PSB), que indicará, entre os vereadores eleitos, um secretário “ad hoc” para secretariar os trabalhos iniciais.

Após a chamada, confirmação de quórum e conferência da autenticidade dos diplomas da Justiça Eleitoral e das declarações de bens, o presidente em exercício prestará o seguinte compromisso: “Prometo cumprir dignamente o mandato a mim confiado, guardando a Constituição e as leis, trabalhando pelo engrandecimento deste Município”. O mesmo compromisso deverá ser confirmado por todos os vereadores presentes com as palavras: “Assim o prometo”, um a um, conforme a ordem de chamada.

Eleição da Mesa Diretora - biênio 2025/2026

Após o compromisso de posse dos vereadores será realizada a eleição da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2025/2026. Os candidatos aos cargos de presidente, vice-presidente e secretário da Mesa Diretora devem se inscrever até às 10 horas do dia 30 de dezembro junto à Divisão de Gabinete da Câmara.

A votação é nominal, cargo a cargo, na ordem decrescente. E a ordem de manifestação do voto de cada vereador é definida por sorteio. Depois da apuração dos votos e a declaração dos eleitos, o presidente da Sessão dá posse ao presidente, vice-presidente e secretário eleitos para o biênio 2025/2026.
Posse do prefeito e da vice-prefeita

Com a posse da Mesa Diretora, o presidente vai declarar a instalação da nova Legislatura e, em seguida, dar posse aos eleitos Milton Teodoro Irias Junior (Dr. Milton) eleito prefeito pelo Avante, e Ana Maria Ferreira Proença (Aninha de Fizica) eleita vice-prefeita pelo PSB) que, após apresentarem o Diploma da Justiça Eleitoral devem prestar, separadamente, o seguinte compromisso: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição da República, a Constituição do Estado e a Lei Orgânica deste Município, observar as leis, promover o bem geral do povo e sustentar a integridade e autonomia de Ponte Nova.

Prestados os compromissos, o presidente da Câmara vai declará-los empossados no cargo de prefeito e vice-prefeita de Ponte Nova para o quadriênio 2025/2028, e o termo de posse será assinado por eles e por todos os vereadores.

Vereadores eleitos para a Legislatura 2025/2028

Carlos Pinto da Paixão Filho (Careca Totinho) e Fabiano Souza da Cruz (Pastor Fabiano), eleitos pelo Avante; Fernanda Felix Bitencourt (Fernanda Bitenco) eleita pelo Agir; Guilherme Belmiro do Couto (Guilherme Belmiro), eleito pelo PT; Gustavo Antônio Gomes da Silveira (Gustavo de Fizica), eleito pelo MDB e Thaffarel Jorge Pereira (Thaffarel do Povo) eleito pelo PSB, vão exercer a vereança pela primeira vez.

Suellenn Christina Nascimento Monteiro (Suellenn Fisioterapeuta) e Wagner Luiz Tavares Gomides (Wagner Gomides), eleitos pelo PV e Emersânio Pinheiro de Carvalho (Emerson Carvalho), eleito pelo PP; foram reeleitos para o segundo mandato consecutivo. José Gonçalves Osório (Zé Osório) eleito pelo PSB, vai exercer o seu quarto mandato.

Márcio Alves Ferreira (Marcinho de Belim), eleito pelo PDT, retorna à Câmara para seu segundo mandato depois de ter exercido a vereança na Legislatura 2001/2004.

Wellington Sabino de Oliveira (Wellington Neim), eleito pelo PP, foi vereador na Legislatura 2013/2016 e agora exercerá o seu segundo mandato.

José Rubens Tavares (Rubinho), eleito pelo PP, retorna à Câmara para exercer o seu sétimo mandato.

Fotos e biografias completas dos eleitos para a próxima Legislatura estarão disponíveis no site da Câmara logo após a posse dos mesmos, em 1º de janeiro de 2025.