Diretor da São Jorge apresenta planilha de custos do transporte coletivo
A Tribuna Livre da Reunião Plenária do dia 23 de maio contou com a participação de José Flávio Andrade Filho, diretor da empresa São Jorge Auto Bus. Ele mostrou uma planilha com dados sobre o custo do transporte público coletivo de Ponte Nova. “É a primeira vez que essa planilha é apresentada aqui na Câmara. [...] A gente não pode falar em transporte coletivo e ignorar essa planilha, porque é ela que rege todo o transporte. Essa planilha que dá o preço da tarifa que vai ser cobrada no Município. Todos os insumos, todos os custos do transporte público estão aí”.
Ele explicou que a planilha é variável e representa um estudo detalhado e técnico. “Ali estão o número de passageiros transportados e os quilômetros rodados, índices de quilometragem por litro de óleo diesel, óleo de cárter, o número de funcionários, a quantidade de litros de graxa e de fluido de freio que cada ônibus utiliza, o preço dos ônibus, a idade da frota. São itens que impactam muito na planilha”.
Com relação a novos ônibus, o diretor mostrou como a compra impacta na planilha, “Por exemplo, 37 ônibus novos com a tarifa a 2,50 seria 1 milhão e 110 mil de subsídio. [...] É o desejo até da empresa também, todo mundo quer ônibus novo. [...] Então, quando cobram a empresa de colocar ônibus, quando cobram a empresa de aumentar quilometragem, isso não é prerrogativa nossa. [...] A gente não pode aumentar essa planilha a nossa vontade, tem que ver o que o Poder Público está disposto a arcar e o que a população aguenta pagar também”.
José Flávio comentou que a empresa é remunerada através dessa tarifa. “A tarifa de 2,50 é a tarifa pública, que é a que a Prefeitura, o Poder Público passa para a população. [...] Ou ela subsidia ou ela transfere esse valor para a população. Isso é prerrogativa do prefeito, o que ele decidir. Então, hoje optou-se por cobrar 2,50 e subsidiar o resto. [..] Hoje, o custo do transporte coletivo de passageiros de Ponte Nova é de 1 milhão e 110 mil. Então, a gente calcula o subsídio através daí; a gente pega os 3,86 que foi referente ao mês de abril, diminui dos 2,50 e essa diferença a gente multiplica pelo número de passageiros. Os passageiros equivalentes, que são 275 mil, são os que pagam a passagem, são os que a gente conta como pagante. Então, a gente multiplica por ali e chega no valor do subsídio, que no mês de abril foi 376 mil, 219 reais e 82 centavos”.
José Flavio ainda enfatizou a importância da Comissão Tarifária e das reuniões mensais para manter o transporte público de Ponte Nova funcionando, e ressaltou que todo mês a Comissão se reúne para aprovar a planilha mensal. “Essa planilha que está aí é a [...] referente ao mês de abril. Foi a última planilha aprovada na nossa reunião de Comissão Tarifária”.
Com relação a diversas dúvidas apresentadas referentes à quantidade de linhas oferecidas e horários, sobretudo as trazidas pelos cidadãos na Audiência pública realizada no dia anterior à participação dele na Tribuna, o diretor explicou que não cabe à empresa São Jorge decidir sobre a disponibilização de ônibus novos e aumento no número de linhas.
“Sempre que eu sou questionado eu respondo que [...] isso tem que partir do Poder Público para a gente. [...] Porque sempre essa discussão bate na empresa: tem que comprar ônibus novo, tem que aumentar linha. [...] Só que a questão é que não compete a mim colocar. [...] No momento compramos dois porque tínhamos que comprar. Sempre que eu vim aqui eu nunca escondi esse fato de que a frota envelheceu, e quanto mais velha for a frota mais manutenção ela vai dar. Então, a gente não tinha mais como esperar para comprar”.
Concernente ao novo edital de concessão do transporte coletivo, o diretor da São Jorge pontuou que, assim que o edital estiver pronto, será realizado um novo estudo e uma nova planilha.
Ao final da apresentação, o diretor agradeceu a oportunidade de trazer a realidade da empresa e de poder esclarecer as dúvidas expostas. Os vereadores agradeceram pela explanação e o parabenizaram pelos trabalhos prestados para o transporte público do Município, mesmo com as dificuldades atuais apresentadas.
O vídeo da Reunião Plenária do dia 23 de maio está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.
Tribuna Livre
A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a Reunião Plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações: (31) 3819-3250.