Dia Municipal da Poesia é marcado por Oficinas de Arte Poética
A Câmara de Ponte Nova e a Alepon realizaram, nos dias 16 e 17 de novembro, as Oficinas de Arte Poética, na Biblioteca Maria de Abreu. Os participantes receberam orientações sobre poemas minimalistas, na teoria e na prática, com foco nas modalidades poéticas Aldravias e Quintas.
A abertura oficial das Oficinas foi feita pelo presidente da Câmara, vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB) que afirmou que o evento “foi mais uma oportunidade para o aprendizado da arte de fazer poesias e celebrar a expressão artística em nossa comunidade, como afirmou Dona Laene em seu livro Poemas: a poesia é infinita”.
O evento, idealizado pela Mesa Diretora da Câmara para comemorar o Dia Municipal da Poesia (16 de novembro), estabelecido pela Lei Municipal nº 4.157/2017, foi organizado pela servidora Maria Aparecida Lima, Agente Administrativo Especialidade Bibliotecária, responsável pela Biblioteca Maria de Abreu. A coordenação das oficinas ficou por conta da escritora/poeta Maria Elizabeth Moreira Leite Iacomini (Beth Iacomini), presidente da Alepon.
Além de Beth, atuaram como oficineiros os acadêmicos da Alepon: Ester Alves Trindade, José Camilo Filho, Maria das Graças Bigon e Wilma Maria Quintiliano.
Na ocasião foi feita a apresentação sobre a Alepon e dissertação sobre a “Importância da Poesia na Vida, na Escola, na Sociedade”. Foram ministradas aulas sobre as “Modalidades Poéticas Minimalistas”, com abordagens sobre Aldravia e Quintas, com dinâmicas que trouxeram discussões sobre a teoria e a prática, e a elaboração de poemas pelos participantes, com direito à revisão e à leitura.
Ao final das oficinas, os participantes receberam certificado de participação entregue pelo vice-presidente da Câmara, vereador Zé Roberto Júnior (Rede). Os acadêmicos da Alepon doaram livros para a Biblioteca Maria de Abreu.
A avaliação dos oficineiros e participantes sobre as oficinas foi positiva, considerando que os objetivos foram cumpridos com êxito.
A bibliotecária da Câmara, Maria Aparecida, deu todo o suporte necessário aos acadêmicos/oficineiros e aos participantes das oficinas. Ela avaliou que “a parceria Câmara/Alepon mais uma vez foi sensacional. Os escritores oficineiros da Alepon puderam transferir um pouco do conhecimento que detêm sobre a arte da poesia. O talento que possuem flui de forma muito natural. Além do brilhantismo literário que carregam, seguem perseverantes em espalhar a arte da poesia”.
Maria ainda enfatizou que “para além disso, foi um espaço de troca de experiências e de sentimentos. Afinal, antes que a poesia seja registrada no papel, ela já nasceu dentro do poeta em suas vivências, relações, experiências e lembranças. A oficina possibilitou a revelação de novos talentos. Muitas construções foram feitas pelos alunos Kender, Theo, Vinícius, Júlio e João, e foi uma mais linda que a outra", analisou.