Destinação de pacientes que serão atendidos pelo SAMU preocupa vereador
Dr. Wellerson Mayrink (PSB) durante o uso da Palavra Livre do dia 27/06/2022 | Imagem: reprodução/Câmara de Ponte Nova
A instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) aumentará a necessidade do município de Ponte Nova ter outras instalações médicas, de acordo com o vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB). Na Palavra Livre da Reunião Plenária do dia 27 de junho, ele se mostrou preocupado com a situação.
“A minha preocupação é a seguinte, SAMU, esses pacientes vão ser entregues aonde? No Gavazza. Chegou no Gavazza está saturado. Esse paciente vai ficar dentro da ambulância?”, questiona o vereador.
Dr. Wellerson Mayrink disse que a solução para o problema é ampliar o horário de atendimento do Serviço de Assistência Médica Municipal de Urgência (SAMMDU) para 24 horas. “Uma solução que ele tem, o SAMMDU 24 horas, que no futuro, vou ser bem claro nessa casa, vai ser o futuro Hospital Municipal de Ponte Nova”, sugere o parlamentar.
O vereador disse que ao propor essa ampliação no horário de atendimento, o Executivo argumentou que não seria possível. “Ele falou, na resposta dele, que na verdade que o SAMMDU não está preparado para ser 24 horas, que teria que equipar. Equipamentos esses que durante o dia funcionam, durante a noite não. Nós estamos falando em pequenos e médias complexidades”, explica o vereador.
Falta de planejamento
Dr. Wellerson Mayrink salientou que sem planejamento é impossível fazer melhorias na unidade de saúde. “Mais uma vez mentira. Foram lá, falaram que levaram o engenheiro lá, fazer a sondagem, estão fazendo o planejamento. Mentira. Se não tiver planejamento, um projeto e um planejamento, a planilha de custos, nós não vamos conseguir verbas para fazer esse SAMMDU, a reforma. A reforma pode ser feita para a gente utilizar ele 24 horas. Então, eu gostaria muito que o prefeito levasse isso a sério, porque isso vai virar um caos”, alerta o vereador.
Contratação de médicos
Em entrevista à TV Educar, foi apresentado ao vereador Dr. Wellerson Mayrink a nota publicada pelo Executivo, onde argumenta não ser possível estender o funcionamento do SAMMDU para 24 horas por dia, devido à dificuldade de contratar médicos. Segundo o parlamentar, esse não é um motivo, tendo em vista que no município existem muitos profissionais desse ramo que precisam de trabalho.
“Gente, a maior dificuldade do Executivo é contratar profissionais da saúde. Gente, é um absurdo falar isso. Nós temos médicos, um monte de médicos no município precisando trabalhar. Nós temos a Dinâmica, que está formando aí um grupo de médicos e querem ficar na cidade. É só fazer o seguinte, ser transparente quando divulgar”, reforça o vereador.
Fiscalização
O vereador solicitou que os órgãos competentes tomem as devidas providências para sanar um problema na Avenida Arthur Bernardes, localizada no Centro. Segundo ele, próximo a faixa de pedestres tem um buraco que atrapalha o trânsito das pessoas.
“A faixa do pedestre vai levar onde, no buraco? Cadê o Secretário do DEMUTRAN [Departamento Municipal de Trânsito]? Ele não passa todo dia ali? Por que não fez essa obra ainda? Está chovendo ainda?”, indaga o parlamentar.
Segundo ele, o buraco é na principal entrada da cidade e que seria interessante que a Defesa Civil realizasse uma inspeção no prédio existente no local. “Gostaria de saber se a Defesa Civil, se o pessoal da Defesa Civil foi fazer a vistoria desse prédio. Gente, isso aí é uma poluição visual”, salienta o parlamentar.
O vídeo da participação do vereador Dr. Wellerson Mayrink está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.
*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação