Coordenador da Defesa Civil fala sobre Plano de Redução de Riscos

por Imprensa — publicado 10/12/2018 14h20, última modificação 18/09/2020 14h09
Conforme o relatório, foram identificados 107 setores de riscos no município de Ponte Nova

 O coordenador municipal de Defesa Civil, Cícero Gomides, participou da Tribuna Livre de 6 de dezembro, para falar sobre o Plano Preventivo do órgão. O instrumento de convivência na prevenção de acidentes naturais ou tecnológicos induzidos ou não pela ocupação humana utiliza-se dos conhecimentos técnicos-científicos associados aos procedimentos operacionais de atendimentos à população com o objetivo de proteger a vida e diminuir os prejuízos socioeconômicos. Uma cópia do documento foi entregue ao presidente da Mesa Diretora, Leo Moreira (PHS), para que os vereadores tenham acesso.

Para elaboração do Plano, foram avaliadas as áreas de risco de inundação e deslizamentos de Ponte Nova e, em seguida, as comunidades foram mobilizadas para conhecimento dos problemas e das ações a serem desenvolvidas. 
Conforme o relatório do Plano Municipal de Redução de Riscos, foram identificados 107 setores de riscos no município de Ponte Nova apontando para deslizamento de solo, queda e rolamento de bloco, solapamento e inundação. A classificação assinala para riscos baixo, médio, alto e muito alto. As áreas classificadas como de risco alto e muito alto foram catalogadas e os moradores cadastrados conforme padrão da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (Semash). No total, 68 famílias foram elencadas como prioritárias.
Cícero chamou a atenção para o período crítico de pluviosidade no município que ocorre entre os meses de outubro a abril. “Dentro deste período é que a gente tem que fazer com que este Plano de Redução de Risco funcionar”, explicou o coordenador da Defesa Civil. O monitoramento hidrológico é composto pelas estações pluviométricas ativas nas sedes dos municípios de Ponte Nova, Guaraciaba, Rio Casca, Barra Longa e Diogo de Vasconcelos. O monitoramento das estações pluviométricas está a cargo da Coordenação da Defesa Civil, em contato direto com os municípios, bem como o monitoramento da Usina Hidrelétrica da Brecha.
Cícero detalhou os níveis do Plano de Redução de Risco que contemplam observação, atenção, alerta e alerta máximo e seus respectivos procedimentos e ainda ressaltou ações educativas nas escolas do município que terão início no próximo ano com o objetivo de esclarecer sobre os trabalhos da Defesa Civil.
 
registrado em: