Contratação de instituição financeira para pagamento dos servidores da Prefeitura e DMAES é comentada em plenário
por Imprensa
—
publicado
16/05/2019 16h30,
última modificação
28/09/2020 13h28
Questionamentos foram encaminhados ao Executivo que solicitou detalhamento dos benefícios que levaram a administração a firmar contrato
O vereador Hermano (PT) comentou na Palavra Livre da reunião plenária de 13 de maio, a resposta ao seu pedido de informações ao Executivo sobre a contratação de instituição financeira para depósito e administração da folha de pagamento dos servidores públicos municipais da administração direta e indireta (DMAES) e dos fornecedores.
Seus questionamentos foram sobre o procedimento adotado para orientar os servidores sobre o cancelamento de suas contas no antigo convênio e/ou portabilidade caso prefiram manter na instituição atual; quais propostas foram apresentas ao Executivo e o detalhamento dos benefícios que levaram a administração a firmar contrato com a instituição Santander; esclarecimentos se há por parte da instituição financeira proposta de ampliação do número de postos de atendimento, como por exemplo colocação de caixas eletrônicos e se há por parte do banco algum tipo de proposta no que diz respeito a taxas, entre outros benefícios aos servidores.
De acordo com a resposta, as orientações foram passadas por meio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos e demais Secretarias Municipais, do SINDSERP, Banco Santander no ato da abertura das novas contas e pela Caixa Econômica Federal aos seus correntistas servidores municipais.
As propostas acordadas, tanto as exigidas pelo Município quanto aquelas ofertadas pelo Banco Santander, único participante do Processo Licitatório modalidade Pregão, estão dispostas no termo contratual formalizado pelas partes.
Em breve, o Santander estará atendendo no prédio da Prefeitura, em salas recentemente desocupadas e que, por motivo de segurança não se cogita à colocação de caixas eletrônicos. Este ponto, segundo o vereador Hermano, é motivo de preocupação. “São mais de dois mil servidores públicos, fora a movimentação diária que o banco já conta com ela”, salientou, apontando para possíveis problemas no atendimento.
Quanto à oferta de taxas, ressalta-se que o Município possui convênio para consignação em folha junto às agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, SICOOB e Bradesco, sendo permissível a cada servidor interessado a contratação do empréstimo no agente de crédito que melhor lhe convier. O início das operações entre Município/Santader no que concerne a folha de pagamento acontecerá a partir do próximo dia 31.
Educação
O vereador Hermano ainda ressaltou solidariedade à manifestação de alunos e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG/Campus Ponte Nova) contra o corte no orçamento de cerca de 30% na educação pelo Governo Federal. “Não se sabe como estas instituições vão sobreviver a estes cortes”, disse Hermano, ressaltando que, de 2003 a 2014, foram criados 18 universidades no Brasil e 173 campi.
registrado em:
Site antigo