Cine Câmara promove cultura e aproximação com o Legislativo

por Mateus Pires publicado 14/05/2024 17h30, última modificação 15/05/2024 12h15
Crianças atendidas pela Apae e Fundação Menino Jesus, adolescentes do Parlamento Jovem e da Guarda Mirim, além dos idosos do Asilo Municipal prestigiaram sessões de filmes no Plenário João Mayrink
Cine Câmara promove cultura e aproximação com o Legislativo

O Cine Câmara aconteceu no Plenário João Mayrink

A primeira edição do Projeto Cine Câmara contou com a participação de 180 pessoas e mostrou que o Plenário João Mayrink também pode ser um ambiente de promoção e acesso à cultura por meio da exibição de filmes. Crianças atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e pela Fundação Menino Jesus (FMJ), adolescentes do Parlamento Jovem (PJ) e da Guarda Mirim (GM), além dos idosos do Asilo Municipal tiveram a oportunidade de prestigiar a sétima arte num espaço que, normalmente, são debatidos assuntos diversos de interesse público.

Realizado para comemorar a Semana Municipal da Literatura Brasileira, conforme a Lei Municipal nº 4.432/2020, em 2024, o Projeto foi idealizado pela Biblioteca Maria de Abreu. As ações ocorreram nos dias 29 e 30 de abril, além de 3 de maio, já que a Semana é celebrada entre o domingo e o sábado em que ocorre o dia 1º de maio, Dia Nacional da Literatura Brasileira e data de nascimento do escritor José de Alencar.

A tela grande, o ambiente climatizado e a boa acústica do Plenário proporcionaram uma rica experiência ao público, que também saboreou um delicioso lanche ao fim de cada sessão. A programação contou com a exibição de filmes apropriados para cada faixa etária e baseados na literatura brasileira.

O Projeto foi muito bem avaliado pelos participantes, segundo a agente administrativo bibliotecária, Maria Aparecida Lima, responsável pela Biblioteca Maria de Abreu. “O evento foi um sucesso. Cumpriu seu objetivo, que era de levar cultura e entretenimento a um público muito especial. O feedback de todos foi bastante positivo. Ouvimos elogios dos mais variados sobre a escolha dos filmes, o conforto do Plenário, acústica, organização, educação e cortesia dos servidores e o lanche servido, que foi farto e muito saboroso. Foi muito gratificante ver a alegria nos olhos dos participantes, as risadas, os sorrisos e os comentários no final”, disse.

Ainda na análise de Maria, o Cine Câmara foi eficaz em fomentar a cultura e criar um mecanismo de aproximação do cidadão com a Câmara. “O evento foi uma escolha feliz e interessante. Já que trouxe pessoas à Câmara, aproximou-as do Poder Legislativo, proporcionou um momento de distração e alegria. Eventos assim precisam ser incentivados pois é sempre importante fomentar a cultura no nosso Município”.

Confira a seguir as imagens do Projeto:

29/04 | Filme: A Turma da Mônica animado | Público: crianças da Apae

29/04 | Filme: Jeca Tatu | Público: idosos do Asilo Municipal

30/04 | Filme: Sítio do Picapau Amarelo - Lisbela e o Prisioneiro | Público: PJ e GM

30/05 | Filme: Sítio do Picapau Amarelo - Lisbela e o Prisioneiro | Público: crianças da FMJ

Semana Municipal da Literatura Brasileira

A Semana Municipal da Literatura Brasileira foi instituída no calendário oficial de eventos de Ponte Nova em 2020, por meio da Lei nº 4.432/2020, de iniciativa da vereadora Aninha de Fizica (PSB).

Além de contribuir para o aprimoramento intelectual e cultural da comunidade, a Semana tem como objetivo estimular o hábito da leitura; a sensibilidade literária; a produção intelectual de escritores pontenovenses de todos os gêneros literários; fomentar a prática de contação de histórias e de mediações de leituras; estimular o uso do livro como fonte de conhecimento e prazer; ampliar do imaginário e garantia da cidadania; incentivar o uso do livro e da possibilidade de acesso a diversas formas de leituras; e estimular a aproximação da comunidade com os escritores e com as organizações literárias.