Cidadão aborda o Transtorno do Espectro Autista na Tribuna Livre

por Imprensa — publicado 22/02/2019 15h15, última modificação 24/09/2020 16h03
Na ocasião, foi apresentada proposta para a criação da “Semana Municipal de Conscientização do Autismo”

 Com o objetivo de divulgar informações sobre o Transtorno do Espectro Autista, solicitar o apoio do Legislativo e cobrar ações efetivas junto aos portadores, familiares e educadores, o cidadão Rodrigo Bento Coelho participou da Tribuna Livre de 21 de fevereiro. Ele apresentou aos vereadores a necessidade de se criar “Semana Municipal de Conscientização do Autismo” a fim de dar mais visibilidade ao tema e esclarecimentos sobre a síndrome.

Rodrigo fez um breve relato sobre o que é o autismo apontando que o seu desconhecimento é um dos principais motivos pelos quais os portadores e familiares ainda sofrem preconceitos. O autismo se instala nos três primeiros anos de vida, quando os neurônios que coordenam a comunicação e os relacionamentos sociais deixam de formar as conexões necessárias. A incidência é maior em meninos. Entretanto, segundo pesquisas, a síndrome atinge boa parte dos adultos que nem sempre sabem disso. “A condição do autismo faz parte da individualidade da pessoa. Tentar apagar este aspecto é como tentar negar uma parte indissociável de sua integridade”, ressaltou Rodrigo.
Desse modo, para promover mais conhecimento sobre o autismo, incentivar a participação familiar e romper paradigmas e preconceitos, Rodrigo disse que irá encaminhar a proposta de criação da “Semana Municipal de Conscientização do Autismo” à Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara para que a mesma possa discutir a ação com a APAE, AMAI (Amigos dos Autistas na Íntegra), escolas e outras entidades já que o autismo é uma questão de saúde pública. 
 
registrado em: