Cidadã fala sobre obras executadas no Município

por Rachel Monteiro publicado 14/05/2024 16h55, última modificação 14/05/2024 16h58
Maria Cristina da Silva participou da Tribuna Livre da Reunião Plenária da última quinta-feira (9)
Cidadã fala sobre obras executadas no Município

A cidadã Maria Cristina da Silva participando da Tribuna Livre da Reunião Plenária do dia 09/05/2024

Durante sua participação na Tribuna Livre da Reunião Plenária da última quinta-feira (9), a cidadã Maria Cristina da Silva discorreu sobre algumas obras que foram executadas em Ponte Nova. Ela citou como exemplos obras realizadas na Avenida Nossa Senhora das Graças e na rua João Vidal de Carvalho, ambas no Guarapiranga; na rua Carangola, bairro Santo Antônio; bem como a instalação de uma nova tubulação na rua do Contorno, também no Santo Antônio.

Sobre esta, Maria Cristina explicou que quando chovia a água descia a via e entrava nas casas. Ela ressaltou que há mais de 20 anos o problema persistia.

“Na rua do Contorno quando chovia a água descia e começava a inundar dentro da casa. Saía da Abrantes Fortuna, descia para a rua do Contorno e começava a entrar. Já chegou até a entrar na casa do meu irmão e em outras casas, tem pessoas que [...] chegaram a perder tudo”.

Ela contou que, diante da morosidade para executar a obra, sentiu-se na obrigação de tomar providências e fez, em 2016, uma denúncia no Ministério Público.

“Em 2020, eles deram como resolvida essa questão. [...] Abri um novo processo no MP, porque na realidade não tinha nada solucionado. [...] Uma vez abriram uma canaleta de ferro com uns buracos. [...] Precisava de tirar toda a tubulação e fazer de novo. [...] Na realidade estavam fazendo um paliativo lá que não resolvia”.

Maria Cristina informou que a Prefeitura tomou providências somente após ser notificada sobre a segunda denúncia.

“Depois desse segundo processo com a notificação que a Prefeitura recebeu é que foi feita essa obra, e foi justamente o que precisava, que era Contorno, Abrantes Fortuna e Santo Antônio. Depois disso tiveram duas chuvas fortes, mas não tivemos maiores problemas, pois eles tinham mudado toda a situação”.

Após as explicações, Maria Cristina agradeceu o espaço e a atenção de todos e ressaltou a importância de os cidadãos cobrarem por melhorias.

“A gente precisa não só esperar, a gente tem que solicitar, a gente tem que cobrar, a gente tem que fiscalizar e acompanhar, [...] e foi o que eu fiz. Apesar de ter tido muito trabalho, em ter tido muitas idas ao Ministério [Público]. [...] Eu gostaria até de sensibilizar o povo, é um direito e obrigação nossa fazer isso, como cidadão. A cidadania é essa, é participar, é cooperar, é estar junto, [...] juntar forças para resolver”.

Os vereadores agradeceram a presença de Maria Cristina na Tribuna Livre e enfatizaram a importância de sua manifestação. Eles a parabenizaram pela competência, comprometimento e compromisso coletivo.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a Reunião Plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações: (31) 3819-3250.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 9 de maio está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.