Cidadã critica condições de vias, bueiros, calçadas e limpeza de Ponte Nova

por Mateus Pires publicado 07/05/2024 17h55, última modificação 07/05/2024 18h07
Romula Gonçalves Lopes participou da Tribuna Livre na Reunião Plenária da última quinta-feira (2)
Cidadã critica condições de vias, bueiros, calçadas e limpeza de Ponte Nova

A cidadão Romula Lopes durante a Tribuna Livre da Reunião Plenária do dia 02/05/2024

Uma das participações da Tribuna Livre da Reunião Plenária da última quinta-feira (2) foi da cidadã Romula Gonçalves Lopes. Ela abordou sobre a precariedade das vias públicas, das calçadas e da zeladoria do Município de forma geral.

“Há algum tempo eu venho ouvindo que pessoas estão caindo na rua, relatos de pessoas. Um amigo falou: ‘ah, a minha sogra caiu e quebrou a clavícula’; ‘ah, a mãe de fulana caiu e teve que colocar um pino na perna’. [...] As vias da Cidade, os buracos, as calçadas que não são adequadas para os pedestres, isso pode vir a trazer um acidente grave para alguém”, alertou.

Romula destacou um acidente com uma senhora e uma bebê de colo em uma calçada de uma drogaria da avenida Doutor Otávio Soares, em Palmeiras, no ano passado. Na ocasião, segundo ela, a senhora agarrou um dos pés em uma grade da calçada e provocou a queda da bebê, que estava no colo da mulher. A criança teve traumatismo craniano e precisou passar por tratamentos médicos em Belo Horizonte. “Isso tudo me traz muita indignação, porque tem que ter uma fiscalização nessas calçadas. Não pode ser assim”.

A cidadã também relatou problemas em recentes obras realizadas na rua Santa Maria Mazarello, no bairro Nossa Senhora Auxiliadora. Romula ainda mostrou imagens de situações diversas, como mato alto, bueiros e calçadas com defeitos. Em uma das ocasiões, ela disse que a população chegou a pagar um profissional para fazer a limpeza de uma praça.

Diante do cenário de insatisfação, Romula disse que providenciou um abaixo-assinado e obteve o apoio de cerca de 300 pessoas. “Deparei com todas essas pessoas indignadas. E todas essas pessoas têm um caso de um vizinho que teve um carro que caiu no buraco, ou de um parente que caiu no buraco”, comentou.

Segundo ela, houve um retrocesso na qualidade das vias da Cidade. “Não teve progresso em questão dessas vias”.

Ainda na tribuna, Romula disse criticou a qualidade das obras públicas. “Falta capricho, falta respeito. [...] Eles terminaram a obra lá na rua ‘Madre Mazarello’ e danificaram o passeio. [...] Além de não terminarem bem o serviço, eles ainda depredam o que é da pessoa”.

Ao fim da explanação, os vereadores agradeceram a participação da cidadã e destacaram a importância da fiscalização das calçadas, do cumprimento da legislação referente à conservação dessas estruturas e disseram que fazem, constantemente, cobranças ao Poder Executivo referentes ao tema.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a Reunião Plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações: (31) 3819-3250.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 2 de maio está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.