CFLJ debate ações direcionadas à Atenção Primária à Saúde

por Rachel Monteiro publicado 14/06/2023 16h55, última modificação 15/06/2023 13h00
Comissão de Finanças, Legislação e Justiça recebeu a secretária de Saúde para discutir Projeto de Lei que versa sobre a contratação temporária para Atenção Primária
CFLJ debate ações direcionadas à Atenção Primária à Saúde

A CFLJ recebeu a secretária de Saúde e a assessora executiva da Pasta nesta terça-feira (13)

A Comissão de Finanças, Legislação e Justiça (CFLJ) recebeu, na tarde desta terça-feira (13), a secretária municipal de Saúde, Kátia Jardim de Carvalho Irias, e a assessora executiva da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Nayara Rúbio Campos, para debater o Projeto de Lei (PL) nº 4.014/2023. O PL autoriza o município a realizar contratação temporária de excepcional interesse público para execução de ações direcionadas às atividades no âmbito da Atenção Primária à Saúde, conforme Resolução Estadual.

Na reunião, os vereadores expuseram questionamentos sobre o porquê da demora em se utilizar o recurso destinado à Atenção Primária, uma vez que tal recurso havia sido repassado à Prefeitura em dezembro de 2021.

O secretário da Comissão, vereador Guto Malta (PT), expôs sua indignação diante da situação. “O povo padecendo de saúde, notadamente no pós-pandemia. E a Prefeitura recebe o recurso no dia 15 de dezembro de 2021 e se dá conta agora em maio para mandar para a Câmara. Veja bem quantas pessoas deixaram de ser atendidas, tiveram sequelas, tiveram comprometimento porque não tiveram essa assistência à saúde na Atenção Primária. É lamentável. É inadmissível”, completou.

O presidente da Comissão, vereador Wagner Gomides (PV), demonstrou surpresa quanto à demora. “A gente ficou um pouco assustado por conta do tempo em que o dinheiro já está em caixa da Prefeitura. [...] Quando esse Projeto chegou aqui nessa Casa, eu percebi que não foi por falta de dinheiro, foi por vontade política. [...] Não estou aqui para fazer julgamento, apesar de não entender o porquê de ficarmos aí com esse dinheiro parado há tanto tempo. [...] Muita gente precisou de todos os profissionais que estão listados nesse projeto e que não tiveram a oportunidade de ter’’.

A secretária de Saúde informou que quando assumiu a Pasta, fez um levantamento de todas as resoluções que tinham e que seriam necessárias para a utilização do recurso. Explicou que a Resolução da Secretaria de Estado da Saúde 7.857/2021 creditada em dezembro, tem 24 meses de vigência podendo ser prorrogada, e que, inclusive, já foi solicitada ao Estado a prorrogação da execução da Resolução. “Entramos com uma solicitação ao Estado com relação ao período de utilização dela; seria um contrato temporário de seis meses, prorrogável por mais seis”.

Guto solicitou que a Semsa encaminhe ao Legislativo o pedido e o deferimento da prorrogação. Porque se não houver a prorrogação, será ineficaz a votação do Projeto. A assessora executiva ressaltou que não se pode esperar que o Estado adiante essa prorrogação, uma vez que essas prorrogações geralmente são feitas ao final da vigência do termo de compromisso. “Nós fizemos o pedido, mas o Estado não responde de imediato. Eu creio que no final do ano o Estado deve soltar a prorrogação dessa Resolução. Mas se a gente esperar aprovar o PL pra fazer a contratação, pode-se perder o recurso, o que não é a intenção da Secretaria”, finalizou.

Profissionais a serem contratados

Outro questionamento foi quanto ao critério de escolha dos profissionais que serão contratados para suprir a demanda. “Sei que você está há pouco tempo à frente da Secretaria, mas queríamos entender como foram escolhidos os profissionais que serão contratados”, indagou o vereador Wagner.

Respondendo à dúvida, a Secretária explicou: “a gente pensou junto com a Ana Luiza, que é a responsável pela Atenção Primária, nesses profissionais, que hoje a gente tem uma demanda maior”.

Complementando, a assessora executiva Nayara Campos disse que foi feito um levantamento das categorias de acordo com os projetos de execução da Atenção Primária e sobre o que mais se necessita para atender as demandas da população. “Todas as categorias que foram colocadas no projeto já têm um direcionamento para atender a Atenção Primária à Saúde. A Resolução coloca a questão da clínica ampliada, de projetos de educação em saúde e também essas situações do pós-covid, que é uma demanda que a gente também está absorvendo”.

A vereadora Marilda (PSB) afirmou que são 21 profissionais dentre psicólogos e fonoaudiólogos que serão importantes para tratarem várias sequelas no pós-covid.

Kátia Irias e Nayara Campos na reunião da CFLJ

Deliberação da Comissão

A CFLJ deliberou para que o Projeto seja discutido e votado em plenário com as propostas de emendas de redação sugeridas.

A Comissão de Orçamento e Tomada de Contas (COTC), em reunião na tarde desta quarta-feira (14), analisou o PL e também deliberou para discussão e votação em Plenário.

O vídeo da reunião da Comissão de Finanças, Legislação e Justiça está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal do YouTube.