Cetervidas apresenta balanço financeiro da Entidade na Tribuna Livre

por Rachel Monteiro publicado 17/06/2024 18h40, última modificação 17/06/2024 18h44
“É com muita tristeza que a gente vem aqui hoje para poder solicitar a essa Câmara que faça alguma coisa em razão do nosso Cetervidas”, disse Marli Aparecida da Cunha Chaves, membro da Entidade
Cetervidas apresenta balanço financeiro da Entidade na Tribuna Livre

Marli Aparecida da Cunha Chaves, membro do Conselho Fiscal do Cetervidas

A Tribuna Livre da Reunião Plenária da última quinta-feira (13) contou com a participação de Marli Aparecida da Cunha Chaves, membro do Conselho Fiscal do Centro Terapêutico Recanto da Vida (Cetervidas). Ela apresentou um balanço das atividades orçamentárias do Centro e solicitou a ajuda da Câmara de Ponte Nova para que o local continue a funcionar. “Infelizmente, a notícia que temos para dar é que se formos olhar a data de hoje, o nosso Centro vai fechar. Não existe milagre a ser feito com o que nós temos. Infelizmente”.

Marli contou que, atualmente, todos os custos fixos da Entidade são pagos com atraso. “E não é atraso de um mês, dois meses. Na última contagem nossa foi atraso de quatro meses. E nesses quatro meses ficam acumulados o valor do aluguel do sítio, do escritório, do supermercado, luz, IPTU, Dmaes, gás, telefone, contador, psicóloga, os salários dos funcionários. Eles estão recebendo salários com quatro meses de atraso. [...] Os custos do Centro são de cerca de R$ 11.500,00, que multiplicado por 12, totaliza o valor de R$137.040,00 anual”.

A membra do Conselho Fiscal do Cetervidas observou que os encargos sociais também estão sendo pagos com atraso. “Por mês giram em torno de R$ 2.000,00. [...] Nos últimos quatro meses gerou um prejuízo para o Cetervidas [...] de mais de 4 mil reais”, contabilizou.

Ela disse que a prestação de contas do Cetervidas está atrasada. “Esse valor ainda não fecha. Existe ainda uma pendência de cerca de 2 mil e 800 reais para poder ser creditado para a conta da subvenção. Ainda não sabemos de onde vamos tirar”.

Subvenção

Marli informou que no início de suas atividades o Cetervidas, fundado em julho de 2001, não era subvencionado. “A 1ª subvenção veio a acontecer somente em 2003 para o exercício de 2004, ao valor de R$14.000,00. [...] Em 2006, a subvenção passou para R$ 23.000,00, o que permitiu um crescimento dos atendimentos ao longo dos anos”. [...] A subvenção em 2024 caiu de 110 mil para 75 mil reais. A triste realidade do Cetervidas. O pagamento da primeira parcela da subvenção de 75 mil aconteceu agora no dia 24 do 4, no valor de 30 mil”.

Ela explicou ainda que o valor da multa de R$ 4.426,00 gerada pelo atraso no pagamento dos encargos sociais não pode ser deduzido da subvenção. “O valor de juros e multas é coberto por uma conta comum que a Entidade tem proveniente de doações de particulares e de outras entidades que colaboram, e esse valor é retirado dessa conta e depositado para a subvenção para compensar esse valor de 4 mil e 426 reais que estava em negativo”.

Auxílio ao Cetervidas

Marli destacou a importância do Centro para o tratamento de pessoas que têm vício em álcool e drogas no Município. Segundo ela, desde sua fundação, há 23 anos, o Cetervidas já atendeu 520 pessoas. Ela pediu a ajuda dos vereadores para que a Entidade não pare de atender.

“Nós precisamos de uma atuação no sentido de solicitar uma subvenção complementar ao Município para que seja pelo menos minimamente igualada ao que era a subvenção do ano passado, que foi 110 mil reais. [...] São aproximadamente 62 mil reais de déficit que nós não temos de onde tirar, nós não sabemos como é que vão ser pagos os funcionários daqui para frente. A gente precisa dessa intervenção legislativa, [...] que seja talvez através de emenda impositiva; mas nós precisamos de um apoio, uma ajuda de vocês para podermos continuar com esse trabalho lá no Cetervidas”.

Ao final da participação de Marli os vereadores a parabenizaram pela explanação e agradeceram sua presença.

Eles reconheceram a gravidade da situação financeira atual do Cetervidas e se comprometeram a ajudar por meio de Emenda Impositiva para que a Entidade continue a funcionar. Além disso, eles consideraram a possibilidade de enviar um ofício ao Executivo para que o prefeito apresente um novo Projeto para contemplar a Instituição por meio do aumento da subvenção.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 13 de junho está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube