Cerimônia encerra Parlamento Jovem 2022 e tem até declamação de poema

por Divisão de Comunicação* — publicado 11/10/2022 18h05, última modificação 11/10/2022 18h07
O evento aconteceu no Plenário João Mayrink, durante a última quinta-feira (6), e reuniu vereadores, participantes do programa, professores e diretores de escolas
Cerimônia encerra Parlamento Jovem 2022 e tem até declamação de poema

Vereadores, alunos participantes, diretores e professores no encerramento do PJ 2022

Em clima de nostalgia e despedida, na última quinta-feira (6), a Câmara de Ponte Nova promoveu a cerimônia de encerramento do Parlamento Jovem (PJ) 2022. O evento ocorreu no Plenário João Mayrink e reuniu os participantes, professores, diretores das instituições parcerias e vereadores.

O presidente da Câmara, vereador Antônio Carlos Pracatá (MDB), agradeceu a participação das escolas estaduais Senador Antônio Martins, Caetano Marinho, Professor Antônio Gonçalves Lanna, Raimundo Martiniano Ferreira, Instituto Montessori, Instituto Federal de Educação e Ciência Tecnologia de Minas Gerais – IFMG campus Ponte Nova e a Escola Nossa Senhora Auxiliadora.

O coordenador técnico da Escola do Legislativo de Ponte Nova, vereador Wagner Gomides (PV), agradeceu a todos os participantes e à Mesa Diretora e destacou a importância do projeto.

“Eu espero que vocês consigam transpor esse ano de 2022 com esse Parlamento Jovem no dia-a-dia, na casa, na escola, na rua, com os amigos, com os familiares. Porque vocês adquiriram, além do conhecimento junto ao Parlamento Jovem, a responsabilidade de ajudar a gente a transformar nossa cidade e nosso mundo”, esclarece o vereador.

O diretor da Escola Estadual Antônio Gonçalves Lanna, Gilson Cesar Dias Meireles, explicou que o PJ tem um papel fundamental para o exercício da cidadania e disse que é possível perceber a importância do programa. “O Parlamento Jovem ganha um papel fundamental no cenário político atual, pois não só credencia os nossos jovens para o exercício pleno da cidadania, como também os tornam protagonistas de sua própria história”, explica o diretor.

O professor do Instituto Montessori e da Escola Nossa Senhora Auxiliadora, Romeu Alvim de Lacerda, ressaltou que realizar o PJ com o tema saúde mental, após a pandemia, foi essencial. “Assistimos a esses jovens debaterem uma questão que muitas vezes o poder público não debateu de forma autêntica e sistemática, ou tão pouco percebeu. A saúde mental do jovem é fundamental para o sucesso da instituição, que é do jovem por direito, a escola”, salienta.

Os estudantes Nelson Ferreira Neto, João Vitor de Andrade Condé e Milena do Carmo Cruz fizeram considerações quanto à participação no programa e à importância do Parlamento Jovem.

“Falar sobre o Parlamento não é uma missão fácil para nós que estamos aqui hoje, para mim e para os meus colegas, porque foi um momento de extremo aprendizado, extremas sensações boas que tivemos aqui e até chegar aqui hoje, que é a etapa que estamos nos despedindo, infelizmente”, comenta Milena.

“Foi mais que um lugar para apenas o aprendizado ou fazer leis. Dentro do parlamento, conseguimos criar laços, fazer novas amizades e até mesmo reatar algumas. Ver pessoas com pensamentos totalmente diferente dos seus, com vivências, experiências diferentes e sobre o que acha o que é democracia e saúde mental”, relata João Vitor.

Já o Nelson declamou um poema sobre o PJ.

“Parlamento Jovem, coisa que acompanhei
O ano inteiro, sempre observando então

O que eu poderia falar sobre isso?

As pessoas sempre bem intencionadas
As pessoas sempre carismáticas
As pessoas sempre engraçadas. [...]

Fez as pessoas se conectarem como
uma família bastante unida e sobre
Os sorrisos e abraços que houve
Momentos bastante calorosos que
Eu como filho de Apolo, adoro
Sendo algo bastante importante
Para mim, as festas, as pessoas [...]”.

Durante o evento, foram entregues aos professores e alunos os certificados de participação do PJ 2022.

O vídeo da cerimônia de encerramento do Parlamento Jovem está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

Parlamento Jovem

O PJ é um programa de formação política de estudantes do ensino médio que proporciona aos jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, oficinas, debates e deliberações que permitem a vivência e o aprofundamento do tema.

O programa é promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo, em parceria com as Câmaras Municipais e a PUC Minas. Em 2022, chega à 19º edição em MG e a sexta em Ponte Nova. As atividades são desenvolvidas em etapas municipais, regionais e a estadual, realizada em Belo Horizonte.