Cenas de desrespeito ao meio ambiente ajudarão na elaboração de propostas no Parlamento Jovem
Materiais e objetos descartados em locais inadequados, sujeira, incêndios e falta de zelo com o meio ambiente em Ponte Nova são algumas das cenas do cotidiano registradas pelos participantes do Parlamento Jovem (PJ) 2021. São 16 fotografias que, agora, os estudantes escolherão as que mais representam o desrespeito ao meio ambiente no município.
A atividade do PJ, que nesta edição tem como tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, vai ajudar os participantes na reflexão e na formulação de propostas de lei para a etapa da Plenária Municipal, que acontecerá em agosto.
Segundo o coordenador de ensino da Escola do Legislativo da Câmara de Ponte Nova, o servidor Ricardo de Melo, a ideia de usar fotos para retratar o desrespeito ao meio ambiente no município partiu dos próprios estudantes. Ele também lembra que, em junho, os jovens participaram de uma oficina virtual sobre fotografia documental e meio ambiente com o fotógrafo Costa Melo (o vídeo do evento está disponível no site da Câmara).
Por meio de um formulário eletrônico, os participantes do PJ terão até a próxima terça-feira (3) para votar em até três imagens. Cidadãos interessados também podem votar.
Parlamento Jovem
O PJ 2021 teve a adesão de sete escolas: as estaduais Caetano Marinho, Professor Antônio Gonçalves Lanna, Raymundo Martiniano Ferreira e Senador Antônio Martins; as particulares Escola Nossa Senhora Auxiliadora e o Instituto Montessori; e IFMG – Campus Ponte Nova. Até agora, foram realizadas sete oficinas virtuais, todas gravadas, disponíveis na aba da Escola do Legislativo no site da Câmara.
O PJ é um programa de formação política de estudantes do ensino médio que proporciona aos jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.
A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, oficinas, debates e deliberações que permitem a vivência e o aprofundamento do tema.
O programa é promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com as câmaras municipais e a PUC Minas. Este é o quinto ano consecutivo em que a Câmara de Ponte Nova integra o projeto, que em 2021 completa 18 anos.
Confira a seguir as 16 fotografias:
Fotografia (1): Palmeiras. Créditos Amanda Elisário
Fotografia (2): Santo Antônio. Créditos Amanda Elisário
Fotografia (3): Santo Antônio. Créditos Amanda Elisário
Fotografia (4): Lagoa Seca. Créditos Carina de Souza
Fotografia (5): Lagoa Seca. Créditos Carina de Souza
Fotografia (6): Pacheco. Créditos Giselle Souza
Fotografia (7): Pacheco. Créditos Giselle Souza
Fotografia (8): Pacheco e São Geraldo. Créditos Júlia Kelli
Fotografia (9): Guarapiranga. Créditos Kender Fidelis
Fotografia (10): Palmeiras. Créditos Kender Fidelis
Fotografia (11): Palmeiras. Créditos Kender Fidelis
Fotografia (12): Cidade Nova. Créditos Mateus Damasceno
Fotografia (13): Cidade Nova. Créditos Mateus Damasceno
Fotografia (14): CDI. Créditos Victor Rocha