Câmara terá recital de fim de ano com o Coral Vozes do Piranga
O primeiro recital de fim de ano da Câmara de Ponte Nova acontecerá no dia 16 de dezembro, com apresentação do Coral Vozes do Piranga, a partir das 19 horas. Sob a regência do maestro Délcio Stavanato, o recital está programado para ocorrer na área externa do casarão do Legislativo Pontenovense, com os músicos instalados na varanda ao lado do plenário e voltados para o público, o pátio, o Rio Piranga e o centro histórico.
Quem não puder prestigiar o evento presencialmente, terá a oportunidade de acompanhar toda a programação pelas redes sociais da Câmara (Facebook ou YouTube) ao vivo. Se chover no horário programado, a apresentação acontecerá no Plenário João Mayrink.
Na mesma data, haverá a inauguração do Monumento à Democracia, que foi construído na Praça da Democracia, ao lado da Câmara. A obra foi esculpida pelo artista plástico e Mestre dos Saberes e Fazeres de Ponte Nova, Antônio Inácio Boneca.
Com a proximidade das festas de fim de ano, a Câmara incorpora as energias positivas que são emanadas nesta época e aproveita o momento que a cidade fica mais iluminada, as pessoas mais sociáveis, tolerantes e amáveis para incentivar nossa cultura, revigorar a esperança para as famílias pontenovenses e manter acesa a chama da vida em todos os corações.
É tempo de união e de sair do discurso para a ação. É tempo de mostrar o que há de belo em nossa cidade e nos nossos corações, de construir uma Ponte Nova de harmonia e solidariedade com gestos nobres de amor e humanidade.
Os 25 componentes do Coral Vozes do Piranga prometem proporcionar um momento único, e a presença de todas as pessoas interessadas será muito bem-vinda.
Uma das propostas do evento é enaltecer o belo, exaltar a fé e a esperança e proporcionar a vivencia de um momento de paz na crença que é com arte que, também, se alimenta a alma.
Coral Vozes do Piranga
O Coral Vozes do Piranga foi criado em 1995 por alguns amantes da arte de cantar. Composto por pessoas que já tinham alguma experiência em cantar em missas, formaturas e atividades ligadas à Igreja. São donas de casa, estudantes e profissionais liberais que encontraram no canto coral uma forma saudável de aprimorar a amizade e o amor à música.
Em 2011, o coral fez parte do Projeto Aperfeiçoamento de Maestros e Regentes de Coro e Capacitação de Cantores, promovido pelo Museu da Música de Mariana. O Vozes do Piranga se projetou como o único grupo que não pertencia ao circuito barroco. O coral foi muito elogiado pela apresentação de gala na Catedral da Sé de Mariana com acompanhamento da renomada organista Josinéa Godinho ao Orgão Arp Schnitger, um tesouro musical de 1710.
Desde sua fundação, sempre com a batuta nas mãos do maestro Délcio Stavanato, o Coral Vozes do Piranga tem sido presença em diversas festividades de nossa cidade. E seus componentes se orgulham em exercer sua arte fazendo cultura e proporcionando momentos sublimes e felizes para as pessoas.
Monumento à Democracia
O artista plástico e Mestre dos Saberes e Fazeres de Ponte Nova, Antônio Inácio Boneca, esculpiu uma obra de arte em argamassa na Praça da Democracia, ao lado da Câmara Municipal. O “Monumento à Democracia” foi viabilizado por meio de parceria entre a Câmara e a Prefeitura, depois que o presidente,, vereador Antônio Carlos Pracatá (MDB), propôs ao prefeito Wagner Mol (PSB) a revitalização da praça.
A sugestão foi prontamente aceita pelo prefeito, que disponibilizou a participação das Secretarias Municipais de Obras, Educação e Cultura e Meio Ambiente, que viabilizaram a base para a instalação da obra de arte, ajardinamento, manutenção de canteiros e melhorias na iluminação.
Além de embelezar a praça, a ideia é, também, valorizar a democracia, a cultura e a cidadania. A peça artística, de livre concepção do artista e que possui dois metros de altura por um e oitenta de largura, também é visível para quem transita pela beira-rio.
A proposta da Câmara e da Prefeitura é que a obra seja um marco histórico que nos leve a uma reflexão sobre a pandemia que estamos vivendo e a avaliar os tempos sombrios e aflitivos repleto de ações negacionistas de manipuladores, insensíveis e inescrupulosos que, em benefício próprio, só fazem mal à democracia, à liberdade e ao país, causando prejuízos para a paz e o futuro do povo brasileiro.