Câmara realiza exposição fotográfica “José Silva: a voz da noite”

por Imprensa — publicado 14/08/2019 17h30, última modificação 30/09/2020 13h52
Com abertura no dia 23, mostra ficará disponível para visitação até o dia 30 deste mês

A trajetória de vida do artista José Silva ganha uma exposição fotográfica no Espaço Multiuso que leva o nome do pontenovense, na Câmara de Ponte Nova, a partir do dia 23 de agosto. 22 imagens que mostram a família, momentos importantes e simples da vida e carreira de José Silva, além de documentos estarão expostos.

 

A mostra estará disponível para visitação até o dia 30 de agosto, entre as 12 e 18 horas. O evento é uma realização da Escola do Legislativo da Câmara de Ponte Nova. A abertura solene vai acontecer no dia 23 de agosto às 18h30 e é aberta ao público.

 

 

José Silva

 

Um dos grandes personagens da história de Ponte Nova, José Silva, homem simples e de família humilde, começou a trabalhar desde cedo como engraxate junto com seu pai.

 

Na adolescência, também junto a seu pai, dedicou-se a uma área importante e hoje rara que é a alfaiataria, estabelecendo em Ponte Nova a famosa "Casa Silva".

 

Na juventude formou-se em contabilidade no antigo Colégio Pontenovense, trabalhando em várias empresas. Foi casado com Clítia de Paula Silva.

 

Desenvolveu vários trabalhos sociais junto às Pastorais do São Pedro e da Santíssima Trindade por meio da realização dos Encontros de Casais. Junto aos Alcoólicos Anônimos encampou campanhas sobre o não consumo de bebidas.

 

Porém, seu nome é lembrado em Ponte Nova por sua dedicação à música e sua contribuição à cultura pontenovense. Desde criança seu dom para a música foi percebido principalmente pelos professores da escola primária. Antes de terminar as aulas, no ginasial, os mestres pediam que o mesmo fosse à frente e cantasse para toda a classe.

 

José Silva fez parte do Conjunto Mafra Filho, foi apresentador do Programa Grande Chance e do Projeto Ciranda das Ruas que consistia em gincanas e apresentações culturais pelos bairros de Ponte Nova.

 

Fez parcerias com grandes nomes do cenário musical pontenovense, como Ageu, Anselmo, Malaquias e José Maurício Lessa. Teve uma carreira movimentada com shows nas casas noturnas RodSá, Lencasa, Garimpeiro, Casarão, Cantina do Peri e Pedregal.

 

Seu estilo era a Seresta, o que o fez ficar conhecido como o Zé Silva Seresteiro, que entoava somente clássicos da Música Popular Brasileira com sua inconfundível voz grave.

 

Grande cantor de casamentos, José Silva se destacou nas inesquecíveis Serestas na Avenida, cantando no Centro Histórico ao lado de Lilá Mucci e Auxiliadora Mucci.

 

Marcou presença constante nos grandes eventos do Restaurante Pontenovense.

 

José Silva ainda fez parte do Carnaval Pontenovense sendo puxador de Samba Enredo do Bloco Nasceu Mais Um, sendo premiado na época como o melhor intérprete de samba. Participante de Festivais de Música, com shows constantes nas cidades de Ubá e Porto Firme, José Silva se insere como nome importante no cenário musical pontenovense por seu grande talento, sua luta pela causa música e sua constante atuação.

 

Espaço Multiuso

 

O Espaço Multiuso da Câmara de Ponte Nova foi denominado Espaço Multiuso José Silva em 2014, quando o então presidente da Câmara, o vereador José Rubens Tavares, apresentou um Projeto de Resolução para esse fim.

registrado em: