Câmara promove live com palestrantes e integrantes do Parlamento Jovem da região

por Imprensa — publicado 07/06/2021 17h05, última modificação 07/06/2021 17h09
Evento acontece nesta quarta-feira (9) e vai reunir virtualmente participantes de nove municípios, além de promover palestras sobre o tema Meio Ambiente

Um encontro virtual de integração entre os participantes do PJ (Parlamento Jovem) 2021 da região será realizado pela Escola do Legislativo da Câmara de Ponte Nova, em conjunto com as outras Câmaras do polo, nesta quarta-feira (9), às 14 horas. A programação da live ainda conta com duas palestras sobre a temática do programa: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A reunião acontece no último dia da Semana Mundial do Meio Ambiente.

O evento vai reunir estudantes dos nove municípios que formam o Polo Zona da Mata III (Ponte Nova, Viçosa, Mariana, Paula Cândido, Piedade de Ponte Nova, São Francisco do Glória, Ubá, Urucânia e Visconde do Rio Branco). A reunião vai acontecer por meio da plataforma Google Meet. Os interessados em participar devem entrar em contato por meio do WhatsApp da Escola do Legislativo – (31) 3819-3288 – para solicitar o link de acesso.

Os palestrantes são:

• Alfredo Padovani (Ponte Nova):

Jornalista e autor do livro Quatro Décadas de Ambientalismo em Ponte Nova/2018.

Natural de Ponte Nova, trabalhou em diversos veículos de comunicação, como rádios, jornais, revistas, emissoras de TV e assessorias de comunicação. Estudou Engenharia Florestal na Universidade Federal de Viçosa. Foi assessor especial para as áreas de meio ambiente e comunicação da Prefeitura de Belo Horizonte (lotado no Gabinete do Vice-Prefeito - 2005/2008) - Diretor/Proprietário da Vale do Piranga Agência de Notícias. Foi secretário Municipal de Desenvolvimento Rural de Ponte Nova. Fundador da Associação Pontenovense dos Amigos da Natureza (APAN-1979), Fundador da ONG Puro Verde (2002/Ponte Nova). Representante da Prefeitura de Belo Horizonte na COP 11/ICLEI - Canadá). Autor do livro Quatro Décadas de Ambientalismo em Ponte Nova/2018). Membro do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Ponte Nova - CODEMA-2009/2012). Membro da Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova/ALEPON).

• Carolina Santos Natividade (Viçosa), Mirí Ponãn Puri:

Ambientalista pela Luta da Defesa dos Territórios Tradicionais Indígenas.

Originária do povo Puri (em processo de retomada), foi socializada na cultura do povo tradicional caiçara em Ubatuba – Litoral Norte de São Paulo – e está regressa ao seu território ancestral. Integrante do movimento social FCT (Fórum de Comunidades Tradicionais) de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba. Integra o Núcleo Jovem do FCT, Rede Nhandereko de Turismo de base Comunitária, Coletivo de Educação Diferenciada de Ubatuba, Coletivo Mar Sul de educação ambiental, dentre outras frentes da Justiça Socioambiental. Carolina vem atuando na defesa dos territórios tradicionais enquanto sociedade civil organizada por meio de ações coletivas, acompanhamento de discussões dos conselhos municipais, audiências públicas, câmaras técnicas e projetos de fortalecimento de base via FCT, além de compor a organização de intercâmbios culturais entre as juventudes indígenas quilombolas e caiçaras de sua região. Atualmente cursa Geografia pela Universidade Federal de Viçosa, afim de se instrumentalizar para as lutas dos povos originários e comunidades tradicionais.

Além dos estudantes, vereadores e servidores das Câmaras das cidades que integram o Polo devem participar. O vídeo da reunião será disponibilizado na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

Parlamento Jovem 2021

Lançado, em Ponte Nova, no dia 13 de abril, o PJ 2021 conta com a participação de sete instituições: escolas estaduais Caetano Marinho, Professor Antônio Gonçalves Lanna, Raymundo Martiniano Ferreira, Senador Antônio Martins, Escola Nossa Senhora Auxiliadora, Instituto Montessori e IFMG – Campus Ponte Nova.

O PJ é um programa de formação política de estudantes do ensino médio que proporciona aos jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, oficinas, debates e deliberações que permitem a vivência e o aprofundamento do tema.

O programa é promovido pela ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), por meio da Escola do Legislativo, em parceria com as câmaras municipais e a PUC Minas. Este é o quinto ano consecutivo em que a Câmara de Ponte Nova integra o projeto, que em 2021 completa 18 anos.