Câmara Municipal moderniza sistema de segurança
A atual Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ponte Nova, desde que tomou posse em janeiro de 2023, vem adotando medidas para melhorar a segurança na sede do Poder Legislativo. Ao mesmo tempo, também contribui para a melhoria da segurança pública no município.
Depois de visita ao comando da 21ª Cia Especial de Polícia Militar, o presidente da Mesa Diretora, vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB), determinou a ampliação do número de câmeras de segurança em ambientes externos da Câmara.
Várias câmeras estão sendo compartilhadas com a Polícia Militar com imagens em tempo real e que registram ângulos das vias do entorno da Câmara e da praça da Democracia.
Dando prosseguimento ao processo de modernização de seu sistema de segurança, a Câmara publicou edital para aquisição de catraca eletrônica com controlador de acesso facial, aplicativo de gerenciamento e portal detector de metal para instalação na sede do Legislativo. O equipamento propiciará o controle de acesso às dependências da Câmara pelos servidores, vereadores, terceirizados, visitantes e do público em geral.
O controle de acesso, além de aumentar a segurança na Câmara de Ponte Nova, possibilitará o cadastro dos visitantes e o controle de frequência, permitindo a formação de um banco de dados e controle estatístico com as características do público frequentador.
Mas nem só de máquinas é feita a segurança de uma instituição pública. A Câmara conta com o serviço de empresa contratada por meio do Processo Licitatório nº 06/2022 (Pregão Eletrônico nº 04/2022) para o fornecimento de pessoal terceirizado para o serviço de vigia/porteiro na sede. Os profissionais atuam em horário diurno e noturno em todos os dias da semana de forma ininterrupta.
No total, são quatro funcionários que atuam revezando na escala 12x36, com um vigia/porteiro diurno e um noturno. Os serviços incluem a ronda e o monitoramento externo do prédio sede, o controle de acesso de pessoas e de veículos ao pátio e às dependências da Câmara e a prestação de informações ao público em geral. A novidade é que agora a equipe de vigilância conta com uma mulher.