Câmara lança selo de celebração dos 160 anos do Legislativo pontenovense

por Mateus Pires publicado 02/09/2022 18h02, última modificação 02/09/2022 18h02
A identidade visual é composta por elementos que identificam Ponte Nova e o casarão sede da Câmara e será usado nas peças gráficas do Legislativo e nas redes sociais

Linhas retas e curvas, traços e cores que formam elementos visuais da cidade compõem o selo de celebração pelos 160 anos da Câmara de Ponte Nova. Lançado durante a sessão solene de entrega do diploma do Mérito Legislativo 2022, na última sexta-feira (26), a identidade visual representa graficamente o aniversário do legislativo municipal, comemorado em 28 de dezembro.

A composição, que possui representações que identificam a sede da Câmara, o prédio do antigo Hotel Glória, o pontilhão de ferro, a Igreja Matriz de São Sebastião e as palmeiras, foi elaborada pelo artista plástico pontenovense Ayrton Pyrtz e a Agência de Comunicação Os3.

Além dos elementos visuais que identificam Ponte Nova, o selo é composto pela frase “160 anos” e pela marca da Câmara acompanhada da frase “desde 1862”, ano da primeira eleição dos vereadores do município. O selo estará presente em peças gráficas e nas redes sociais da Câmara servindo também como um marco temporal deste período.

Em um vídeo exibido durante o lançamento, Ayrton Pyrtz relata como se deu a construção da marca.

“A Câmara é a representação das vozes da cidade, é a tonificação das vozes da cidade, e as vozes da cidade são múltiplas, são compostas de muitas interpretações. Então, eu pensando nisso, foi justamente a ideia que eu cheguei, que esse selo tem que ficar o mais leve possível, para que essa voz seja mais fácil de ser ouvida, mas fácil de ser percebida”.

“Então, quando eu faço um símbolo com esse aspecto mais gráfico, mais pop, mais artístico, eu abro uma possibilidade dessa imagem habitar vários tipos de suporte. Ela tem uma estrutura de arquitetura, uma estrutura de linhas muito interessante, porque ela abriga não só o tradicional, mas como moderna. Então, de qualquer forma, não é uma cidade estática, é uma cidade em movimento”.

“Nada mais interessante você observar na cidade aquilo que compõe a retina de todo o dia do pontenovense, aquilo que faz o chamado logotipo da cidade, não há como você fugir de não olhar isso, não perceber isso. Então, primeiramente, você tem as edificações históricas. No nosso caso, você tem o Hotel Glória, você tem a própria Câmara Municipal, que é uma fazenda muito antiga, você tem a igreja matriz, você tem o Pontilhão, que são edificações, que são construções próprias da cidade que todo mundo reconhece Ponte Nova através desse tipo de arquitetura”.

“E eu peguei e tirei a substância dessa arquitetura, só fiquei na linha para chegar numa solução mais gráfica, uma solução mais espontânea. E levar as pessoas a captarem rapidamente, num momento muito rápido, a ideia do selo como um todo. Sem muito malabarismo mental, mas você olha assim e fala: isso é Ponte Nova por traços. Eu quero dizer muito com pouco”.

“Parabenizo a Câmara na sua comemoração de 160 anos da Câmara, essa instituição que vem trazendo cada vez mais a interpretação de Ponte Nova, trazendo cada vez mais a amplificação da voz do cidadão e cada vez mais se aproximando desse ser pontenovense que precisa de cada vez mais força e representatividade”.