Câmara inicia testes de interpretação em Libras das reuniões
A Câmara de Ponte Nova deu início aos testes de interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) de suas reuniões nesta semana. Na segunda-feira (12) e quinta-feira (15), as transmissões das reuniões ordinárias contaram com 30 minutos da língua usada pela comunidade surda.
A implantação da interpretação em Libras nas reuniões da Câmara teve início em 2018, quando o concurso público realizado no ano passado destinou uma vaga para Assistente Administrativo – Libras. A candidata aprovada no certame foi Geone Andrade, que tomou posse em 1º de julho.
Os servidores da Câmara estão trabalhando para selecionar o melhor formato da transmissão com acessibilidade em Libras. Estão sendo feitos testes e ajustes dos equipamentos e adaptação da estrutura disponível na Câmara, como a câmera de captação da imagem, software de transmissão e espaço físico utilizado pela intérprete.
Por recomendação da FEBRAPILS (Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais), o intérprete de Libras pode atuar, preferencialmente, por até 30 minutos, sendo necessário um período de descanso, por igual período, para que o mesmo retome a função.
A Câmara de Ponte Nova, ciente da importância de deixar as ações do Poder Legislativo Municipal acessível a todos, está empenhada em oferecer a interpretação em Libras nas suas transmissões. Opiniões, críticas e sugestões de toda a população sobre o assunto são bem-vindas.