Câmara fortalece interação com cidadãos no primeiro semestre de 2024

por Divisão de Comunicação — publicado 01/08/2024 17h55, última modificação 14/08/2024 14h49
Audiência Pública sobre trânsito e transporte público; aprovação dos projetos de ampliação do Gavazza e do Plano de Carreira do Magistério; e o Concurso de Poesias reforçaram a participação popular no Legislativo

Os seis primeiros meses de 2024 na Câmara de Ponte Nova foram marcados pela aprovação de importantes projetos, Audiência Pública, Consultas Públicas; além da participação dos cidadãos em eventos promovidos pela Casa Legislativa.

O Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Magistério, uma espera aguardada por mais de três décadas pela categoria, foi aprovado por unanimidade. O Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 4.044/2023 teve empenho não só dos vereadores, que o discutiram amplamente com os servidores e representantes do Executivo; mas também da Assessoria Técnico-Legislativa.

Outro relevante Projeto de Lei (PL) aprovado pela Câmara foi o PL nº 4.037/2024, que trata sobre a isenção de impostos a um centro comercial no bairro Guarapiranga condicionada à doação de área para expansão do Hospital Arnaldo Gavazza.

Ambos foram amplamente discutidos pelos parlamentares e cidadãos, que tiveram a oportunidade de opinar por meio de Consultas Públicas realizadas pelo Legislativo.

A Câmara ainda abriu a Consulta Pública sobre o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI). O PMPI é um documento estratégico que orienta ações e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. Assim, qualquer pessoa interessada pôde se manifestar por meio de formulário no site da Câmara.

A produção legislativa da Câmara no primeiro semestre também contou com a aprovação de outros 24 Projetos de Lei. São matérias que tratam, por exemplo, sobre orçamento do Município e gratificações, declaram de utilidade pública municipal instituições locais, definem regras para o estacionamento rotativo e o horário de funcionamento do comércio e da indústria, denominam logradouros, ampliam atividades comerciais na Antiga Rodoviária, revertem áreas ao patrimônio do Município, modificam a estrutura organizacional do Executivo, permitem a entrada de animais de estimação em unidades de saúde e criam o Fórum Municipal de Mudanças Climáticas. Foram realizadas 43 Reuniões Plenárias e 51 Reuniões de Comissões. Os vereadores apresentaram 118 Requerimentos de informações ao Poder Executivo e 171 Indicações com demandas.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre foi usada por 17 vezes pelos cidadãos no primeiro semestre. Os temas abrangidos vão desde melhorias em serviços públicos e de saúde, além de infraestrutura, e a reivindicação de direitos dos servidores públicos. Também recebeu representantes de entidades que solicitaram apoio da Câmara e apresentaram dados sobre as atividades.

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a Reunião Plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações: (31) 3819-3250.

Comissão conclui trabalhos

A Comissão Especial de Manifestações Populares (CEMP) apresentou o Relatório Final dos trabalhos, após apurar 73 denúncias em pouco mais de 10 meses. O documento foi enviado à Prefeitura, com sugestões de ações para melhorias no serviço de Ouvidoria e de resolução de problemas envolvendo funções de servidores, além de remetido ao Ministério Público, com informações para apuração de possíveis irregularidades pelo Órgão.

Audiência Pública

A Audiência Pública sobre trânsito e transporte públicos, ocorrida em maio, possibilitou debater os problemas e apontar possíveis soluções em relação ao assunto. O evento contou com a presença de representantes da Administração Pública Municipal, da empresa São Jorge Auto Bus e autoridades.

Na ocasião, populares fizeram indagações, pediram melhorias e contribuíram com sugestões, como a conservação de vias e sinalização; linhas e horários dos ônibus; superlotação nos coletivos; reivindicação de mais agentes de trânsito nas ruas; o retorno de reuniões entre motoboys e policiais militares; melhorias com relação à limpeza e higienização dos ônibus que vêm da zona rural.

Além disso, a necessidade de o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) se transformar em uma Secretaria, para que tenha mais autonomia e recursos; e o esperado edital de licitação de concessão do transporte coletivo foram pontuados no encontro.

Concurso de Poesias

O inédito Concurso de Poesias “Licença, Poeta” lançado pela Câmara recebeu 115 inscritos para concorrerem em quatro categorias (infantil, juvenil, adulto e sênior). Eles disputam prêmios como notebooks, aparelhos de TV e tablets, que serão entregues em 13 de novembro. Os participantes produziram poesias relacionadas ao Município, como cultura, costumes, culinária, política, patrimônio material e imaterial, meio ambiente, economia, esporte e lazer, memórias, entre outros. O Concurso é uma iniciativa da Biblioteca Maria de Abreu.

Parlamento Jovem e Gincana

Entre março e junho, 58 estudantes de nove escolas que participam do Parlamento Jovem (PJ) desenvolveram as atividades do Programa, que é promovido pela Escola do Legislativo e trabalha a educação política e as formas de participação popular no Legislativo. Oficinas foram realizadas para capacitar os jovens, que apresentaram e elegeram propostas sobre “Melhorias no ensino escolar” e a indicação do tema para a próxima edição.

A terceira edição da Gincana “Sua casa, nossa Câmara!” foi lançada com mais de 3 mil inscritos de 12 instituições de ensino e segue envolvendo os participantes no Concurso. No primeiro semestre, ocorreram as etapas de interação com as redes sociais da Câmara e participação nas reuniões e em enquetes virtuais.

Cine Câmara

A Câmara criou o Cine Câmara para comemorar a Semana Municipal da Literatura Brasileira, que ocorreu entre 29 de abril e 5 de maio. O novo Projeto promoveu a cultura e o entretenimento. Na programação, o Plenário João Mayrink virou uma sala de projeção para a exibição de filmes baseados em obras literárias. Os públicos-alvo foram os atendidos pela Apae, Fundação Menino Jesus, Guarda Mirim, pelo Asilo Municipal e os participantes do Parlamento Jovem.

Encontro de vereadores

III Encontro de Vereadores do Vale do Piranga recebeu, em março, importantes palestrantes: o promotor de Justiça Eleitoral da 224ª Zona Eleitoral, André Tanure Domingues Figueiredo, ministrou a palestra “Fraude à cota de gênero nas eleições”; além do advogado especialista em direito eleitoral Edson de Resende Castro, que dissertou sobre a “Legislação eleitoral para as Eleições 2024”.

Mudanças na Câmara

Após um ano licenciado do cargo, o vereador Zé Osório retornou à Câmara. Ele estava ocupando a função de secretário municipal de Desenvolvimento Rural. Desde abril de 2023, a agora ex-vereadora Marilda ocupou o lugar deixado por Osório, sua suplente.

A composição partidária da Câmara foi alterada. Cinco vereadores trocaram de partido durante o período autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a mudança. O número de siglas com representantes caiu de 11 para 10.

Reformas

Está em andamento as obras de reforma da Praça da Democracia, localizada ao lado do Casarão da Câmara. O espaço receberá um deck, playground, novos bancos e paisagismo. A reforma objetiva aumentar a qualidade de vida dos munícipes, melhorar a utilização do espaço e também o acesso da população à sede do Poder Legislativo Municipal.

Também teve início a reforma do telhado da Câmara, que visa melhorar a estrutura e garantir a preservação do casarão histórico sede do Legislativo.Os serviços contemplam a substituição das telhas, melhorias no sistema de calhas e engradamento em madeira paraju (ripas, caibros e estrutura).

Sistema de segurança

Para melhorar o sistema de segurança da Câmara, já está em funcionamento a catraca eletrônica com controlador de acesso facial e o aplicativo de gerenciamento. Está em fase de instalação um detector de metal. O objetivo é o controle de acesso às dependências da Câmara por servidores, vereadores, terceirizados, visitantes e do público em geral.

Capacitação

Os servidores da Câmara Cleverson Aparecido Garcia Lara, Jairo de Sousa Ezequiel e Kamila Monteiro Magalhães participaram da capacitação “A Nova Era das Licitações”, promovida pelo Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (Cimvalpi).

Os participantes assistiram a quatro palestras com abordagens sobre as modalidades de licitações, desafios, planejamento, processo de credenciamento e compras compartilhadas, entre outros.

Nota 
Este conteúdo apresenta informações de interesse público, não contém viés político promocional e atende às determinações da Legislação Eleitoral, que estabelece restrições aos serviços de divulgação institucional durante os três meses que antecedem as Eleições 2024. As normas também determinam que a divulgação de dados e informações referentes à transparência da gestão pública seja mantida (saiba mais).