Câmara e Alepon promovem Encontros Literários na Semana da Literatura

por Divisão de Comunicação — publicado 20/04/2023 17h35, última modificação 28/04/2023 17h41
Parceria traz exposição e palestra na programação, que tem a história da literatura em Ponte Nova em destaque

A Câmara e a Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova (Alepon) realizam, a partir do dia 2 de maio, o evento Encontros Literários, em promoção alusiva à Semana Municipal da Literatura Brasileira, que neste ano é celebrada entre os dias 30 de abril e 6 de maio. A história da literatura em Ponte Nova será o destaque da programação, que terá exposição e palestra, ambas gratuitas e abertas ao público.

A exposição Recortes da História da Literatura em Ponte Nova abrirá o evento, no dia 2 de maio, a partir das 19 horas, no Espaço Multiuso José Silva. Na solenidade, haverá uma performance musical do compositor, cantor, instrumentista e maestro, Délcio Stavanato, que é membro da Alepon.

Com apresentação de recortes de publicações raras e históricas que evidenciam preciosidades, curiosidades e fatos pitorescos e marcantes da produção literária do município, seus literatos (poetas, escritores, articulistas e etc.) e suas obras desde o século XVIII, a exposição ficará aberta para visitação pública de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas, até o dia 12 de maio.

Fruto de pesquisa e curadoria do escritor, pesquisador e historiador, Luciano Sheikk, que também é membro da Alepon, a exposição é composta por informações consideradas verdadeiras pérolas. O riquíssimo acervo é resultado de décadas de pesquisa realizada por Skeikk sobre a literatura pontenovense.

Palestra

No dia 3 de maio, a partir das 18h30, no Plenário João Mayrink da Câmara, Sheikk ministrará a palestra História da Literatura em Ponte Nova. O palestrante abordará sobre suas pesquisas contidas no livro A História da Literatura em Ponte Nova – publicado em 2013 como um projeto da Alepon, resultante de um trabalho conjunto com Miracy Real e Marisa Godoy e com capa elaborada pelo artista plástico Ademar Figueiredo – e no livro Pesquisa da História da Literatura, publicado em 2017.

Após a palestra, serão sorteados entre os participantes exemplares do livro Poesia Ensinada aos Jovens, de Ivo Barroso, que foram doados para a Câmara.

A realização do evento Encontros Literários conta com o apoio da Agência de Comunicação Os3.

Câmara e Alepon

Para marcar a Semana Municipal da Literatura Brasileira, o presidente da Câmara, vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB), em nome Mesa Diretora, determinou a busca de parceria com a Alepon para o desenvolvimento de atividades conjuntas que abrissem as portas da Câmara para a população e dessem visibilidade à Biblioteca Maria de Abreu. O objetivo é criar vínculos e convivência com os escritores e leitores locais por meio de ações que promovam a produção literária no município e incentivem a leitura.

No início de abril, a Agente Administrativo Bibliotecária, Maria Aparecida Lima, responsável pela Biblioteca da Câmara, reuniu-se com os representantes da Alepon, Ademar Figueiredo e Ester Magalhães, e com os setores da Câmara envolvidos na organização e definiram pela realização dos “Encontros Literários” durante a Semana Municipal da Literatura Brasileira.

Em outra reunião, servidores da Câmara receberam, na Biblioteca, Luciano Sheikk, que se dispôs a colaborar cedendo informações sobre os quase vinte anos de pesquisa que realiza sobre a literatura de Ponte Nova.

Novas atividades voltadas para a literatura estão previstas para acontecer, ainda em 2023, dando continuidade à parceria entre a Câmara Municipal e a Alepon.

Semana Municipal da Literatura Brasileira

Com o objetivo de contribuir para o aprimoramento intelectual e cultural da comunidade, dando ênfase ao hábito da leitura em suas diferentes manifestações, a Semana Municipal da Literatura Brasileira foi instituída no calendário oficial de eventos de Ponte Nova, em 2020, por meio da Lei nº 4.432/2020, após aprovação na Câmara do Projeto de Lei (PL) do Legislativo nº 23/2020, de autoria da vereadora Aninha de Fizica (PSB).

A Lei instituiu que a Semana seja comemorada na semana em que estiver abrangido o dia 1º de maio, Dia Nacional da Literatura Brasileira, data em que se comemora o nascimento do escritor José de Alencar.

Os objetivos da Semana Municipal da Literatura Brasileira são: estimular a leitura, a sensibilidade literária e a formação de uma sociedade leitora; a produção intelectual de escritores pontenovenses de todos os gêneros literários; fomentar a prática de contação de histórias e também de mediações de leituras; estimular o uso do livro como fonte de conhecimento e prazer, ampliação do imaginário e garantia da cidadania; incentivar o uso do livro e da possibilidade de acesso a diversas formas de leituras, inclusive bibliotecas on-line como instrumento de difusão de valores e de fomento para uma cultura de paz; estimular a aproximação da comunidade com os escritores e com as organizações literárias.

Luciano Sheikk

Luciano Esteves Mendes (Luciano Sheikk) é formado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde fez especialização em Gestão Estratégica. Cursou pós-graduação em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É membro efetivo da Alepon, ocupando a Cadeira nº 05, Seção poesia, que tem Mário Quintana como Patrono.

É autor dos livros (já publicados): Coisas da Janela, Procuro-me, Inversos, Jovens para Sempre, Sossego: O Rato que Queria ser Morcego, O Pardal e o Chapinha, A História da Literatura em Ponte Nova, Eternidade ao Instante, Pesquisa da História da Literatura 2, O Poeta, O Tradutor e o Crítico, Memória e Patrimônio, Um Recorte Histórico de Ponte Nova e Camafeu Rústico de Deolinda Cardoso. Seus livros variam entre poesia, romances e fábulas, além de documentários com pesquisas históricas e iconográficas.

Biblioteca Maria de Abreu

Com o acervo disposto em moderno mobiliário e em ambiente confortável, a Biblioteca Maria de Abreu funciona de segunda a sexta, das 12h às 18 horas, ao lado do Centro de Memória da Câmara.

O setor disponibiliza à população milhares de obras. Além de títulos literários, biografias e documentários sobre a história do município, tem também o objetivo de fornecer publicações temáticas sobre Direito e Poder Legislativo, voltadas para servidores, vereadores e pesquisadores.

Um dos destaques é a Coleção Ponte Nova, que reúne publicações sobre a história do município e obras de autores locais (como as destacadas no item anterior de autoria de Luciano Sheikk). A Coleção é dividida entre “Nossos Autores” e “Nossa História”, onde na primeira se encontram obras de poesias, histórias e contos de autores locais e do Vale do Piranga e na segunda obras sobre a história da cidade e seu entorno.

As outras coleções são de “Obras de referência”, composta por dicionários e enciclopédias e “Raridades” constituída por obras do final do século XIX e início do século XX. A obra mais antiga da Coleção Raridades, datada de 1862, com o título “História do Brazil”, possui a mesma idade que a Câmara Municipal.

Para esclarecer dúvidas e obter informações sobre a Biblioteca Maria de Abreu o contato pode ser feito por e-mail: biblioteca@pontenova.mg.leg.br, ou telefone: (31) 3819-3296 ou presencialmente de segunda a sexta-feira de 12 as 18 horas.

Conteúdo relacionado
Biblioteca Maria de Abreu