Câmara define membros da Escola do Legislativo

por Mateus Pires publicado 04/02/2025 17h45, última modificação 06/02/2025 13h17
O vereador Wagner Gomides (PV) permanece como coordenador político, função que exerce desde 2021
Câmara define membros da Escola do Legislativo

Pastor Fabiano (Avante)/vice-presidente, Wagner Gomides (PV), Wellington Neim (PP)/presidente, Mariana Moreira dos Santos e Marcinho de Belim (PDT)/secretário

Todos os membros da estrutura organizacional e do Conselho Pedagógico da Escola do Legislativo (EL) da Câmara estão definidos. Os nomes constam na Portaria nº 8/2025, assinada pelos integrantes da Mesa Diretora. O vereador Wagner Gomides (PV), que exerce a coordenação política do setor desde 2021, vai permanecer na função.

“Reassumo o cargo de coordenador político da EL com a alegria, a gratidão e o compromisso de continuar fomentando a educação política das crianças, dos adolescentes e de todos que têm a oportunidade de participarem das ações da Escola. Tenho a certeza de que dessa forma fomentaremos a participação ativa e crítica das pessoas na sociedade e, só assim, conseguiremos escolher de forma cada vez mais assertiva as pessoas que nos representam no cenário político”, disse Wagner após ser nomeado para a função.

O parlamentar também agradeceu ao presidente da Câmara, Wellington Neim (PP), a indicação para permanecer na coordenação da EL. Wagner ainda ressaltou que a Escola está aberta a contribuições dos demais vereadores e adiantou que o setor já trabalha na organização de capacitações para parlamentares e servidores a fim de que todos prestem um serviço de excelência à comunidade.

O coordenador político da EL é designado pela Mesa Diretora entre os vereadores titulares. Possui a atribuição de auxiliar na elaboração do plano de ação do setor, de forma a compatibilizar as propostas técnicas com as demandas políticas da população, não fazendo jus a qualquer remuneração ou indenização pelo exercício das respectivas funções junto à Escola do Legislativo.

Coordenação geral

A servidora Mariana Moreira dos Santos é a coordenadora-geral da EL, função que exerce desde dezembro de 2023. Ela tem como atribuições planejar e coordenar a execução de projetos e ações político pedagógicas; exercer funções de representação e gestão das atividades da EL; garantir a execução das diretrizes políticas da presidência e da Mesa Diretora; estabelecer prioridades nas atividades educacionais a serem realizadas; propor, integrar e gerenciar convênios com outras entidades; responsabilizar-se pela elaboração de relatório anual de atividades; zelar pela implantação, implementação e funcionamento das normas estabelecidas; e assegurar o desempenho das atividades da Escola.

Conselho Pedagógico

A Portaria também definiu os integrantes do Conselho Pedagógico da EL, que fixa as diretrizes gerais de atuação da EL, aprova o planejamento anual de atividades e avalia programas, projetos, procedimentos, parcerias e currículos atinentes às atividades.

Além do presidente da Câmara e dos coordenadores político e geral da EL, o chefe da Divisão de Comunicação Social e Divulgação, Gustavo Faria, também faz parte do Conselho.

A Escola do Legislativo

Criada em 2016 e inaugurada em 2017, a Escola do Legislativo da Câmara de Ponte Nova atua como uma ferramenta para o fortalecimento da cidadania.

Por meio de programas, cursos, palestras, seminários, projetos educativos e estudos relacionados ao Poder Legislativo e à Política, a Escola contribui para a capacitação de agentes políticos, de servidores públicos e da sociedade em geral sobre diversos temas de interesse político, institucional e social.

Conteúdo relacionado
Escola do Legislativo