Câmara apura possíveis irregularidades no licenciamento ambiental da ETE de Ponte Nova

por Imprensa — publicado 10/02/2021 17h30, última modificação 10/02/2021 17h46
A Comissão de Defesa do Meio Ambiente recebeu, por meio de manifestação na Ouvidoria da Câmara, relato de descumprimento do licenciamento ambiental da Estação de Tratamento de Esgoto
Câmara apura possíveis irregularidades no licenciamento ambiental da ETE de Ponte Nova

Foto: Marcio James/Semcom Prefeitura de Manaus

Foi aprovado pelos vereadores de Ponte Nova, na reunião plenária dessa segunda-feira (8), o Requerimento nº 9/2021, de autoria da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Câmara. O documento pede ao Poder Executivo informações sobre o licenciamento ambiental da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).

No Requerimento, os parlamentares pedem que o Poder Executivo encaminhe à Câmara a documentação comprobatória dos atos praticados, visando ao cumprimento das condicionantes e compensações exigidas no licenciamento ambiental da obra da ETE e no TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), firmado com o Ministério Público. Também é solicitado que sejam destacadas as etapas já cumpridas e o detalhamento daquelas pendentes ou em fase de cumprimento, com as respectivas justificativas.

Ainda foi requerido que sejam encaminhadas cópias atualizadas das licenças ambientais e do TAC, acompanhados de todos os documentos pertinentes.

Assinam o Requerimento, o presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, vereador André Pessata (PODEMOS), o secretário da Comissão, vereador Sérgio Ferrugem (REPUBLICANOS), e o membro do grupo, vereador Juquinha Santiago (AVANTE).

A ação acontece após uma manifestação anônima recebida pela Ouvidoria da Câmara, no dia 4 de fevereiro, que foi relatado possíveis desconformidades no licenciamento ambiental da ETE. A denúncia afirma que as compensações ambientais ainda não foram realizadas, visto que o prazo para isso se encerraria em 2018. Além disso, o DMAES (Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento) não teria contratado o serviço de acompanhamento da execução da obra.

O Requerimento é um documento previsto no artigo 225, incisos XIV e XVI, do Regimento Interno, que garante ao vereador o posicionamento do Poder Executivo Municipal sobre determinado assunto. O artigo 86 da Lei Orgânica estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações solicitadas em até 15 dias, importando em infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo ou a prestação de informação falsa.

Ouvidoria

A Ouvidoria da Câmara de Ponte Nova é um canal de comunicação entre a comunidade e o Poder Legislativo Municipal disponível no site da instituição.

Ela representa um elo que conecta a população e a Câmara aumentando a interatividade e a transparência e promovendo o diálogo e o exercício da cidadania e da democracia.

Compete à Ouvidoria atender e responder sugestões, críticas, reclamações, denúncias, elogios e pedidos de informações sobre as atividades da Câmara dando tratamento adequado a todas as questões.

As manifestações feitas em formulário próprio na página da Câmara na internet geram um protocolo, que permite acompanhar o andamento das solicitações.