Câmara aprova, e pré-natal em Ponte Nova pode ter ecocardiograma fetal
O município de Ponte Nova aguarda a sanção pelo prefeito do Projeto de Lei (PL) do Legislativo nº 20/2022, que inclui o exame de ecocardiograma fetal no rol de exames de pré-natal. A matéria, de autoria do vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB), foi aprovada na Reunião Plenária do dia 24 de outubro e abrange as gestações de alto risco.
Na exposição de motivos do PL, o autor explica que a realização desse exame é importante para monitorar as gestações de alto risco e identificar os casos de cardiopatia congênita. Além disso, explica que o procedimento é previsto na pactuação do Sistema Único de Saúde, por isso deve ser implementada e fornecida gratuitamente às gestantes em situação de gestação de risco.
No texto ainda é ressaltado que a identificação prematura de má formação no bebê garante a adoção das medidas pertinentes de forma a preservar a vida, além de possibilitar a prestação de apoio à família.
Após a sanção do Prefeito, o exame de ecocardiograma fetal será oferecido de forma gratuita pelo município, conforme prescrição médica, que também deverá indicar o motivo que enquadra a gestação em alto risco.
As gestantes que se enquadram na situação de alto risco são portadoras de diabetes (tipo 1 ou tipo 2), paciente com contração de rubéola no primeiro trimestre de gravidez, portadora de lúpus, apresenta baixo ganho de peso durante a gestação, tenha histórico de uso de teratogênicos, possua idade superior a 35 anos, seja portadora de síndrome de fenilcetonúria materna, tenham baixo crescimento intrauterino, possua histórico familiar de cardiopatias.
*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação