Câmara aprova, de novo, autorização para rateio das sobras dos recursos do Fundeb
Pela segunda vez, em dezembro de 2021, os vereadores de Ponte Nova aprovaram projeto de lei alterando a Lei Municipal nº 4.207/2018, que dispõe sobre o Fundo Municipal para Gestão da Movimentação dos recursos do FUNDEB. A reunião, que deliberou novamente sobre o assunto, aconteceu na segunda-feira (27) durante o recesso parlamentar. Antes a Câmara já havia aprovado por unanimidade, em 13/12, o Projeto de Lei do Legislativo (PLL) nº 32, de iniciativa de sete vereadores, visando regulamentar a forma de gestão do Fundo Municipal de Movimentação dos recursos do FUNDEB.
Em 23/12 o Prefeito Wagner Mol Guimarães (PSB) encaminhou para a Câmara veto total ao PLL nº 32 e o Projeto de Lei do Executivo n° 3.871/2021, alegando cenário de incerteza sobre a matéria e que o PLL nº 32 poderia ser questionado por vicio de inciativa por tratar-se de ato de competência exclusiva do Poder Executivo. O que, no entendimento do Poder Executivo, poderia trazer consequências insanáveis. No mesmo dia o chefe do Executivo encaminhou
Visando não inviabilizar o rateio das sobras do Fundeb entre os professores, o presidente da Câmara optou por convocar a realização de reuniões extraordinárias a fim de deliberar sobre a matéria ainda em 2021.
Ao todo foram três reuniões plenárias e uma reunião conjunta de comissões permanentes. Após o parecer favorável das comissões e as manifestações dos vereadores a matéria foi votada e aprovada em dois turnos e seguiu no mesmo dia para sanção do Prefeito.
Todo o debate em torno do assunto com o posicionamento e argumentação de cada vereador está disponível nas redes sociais da Câmara.