Câmara analisa Projeto de Lei que prevê criação de Festival de Fotografia
Durante a Reunião Plenária da última quarta-feira (15), entrou em tramitação o Projeto de Lei (PL) do Executivo nº 3.919/2022, que autoriza a Prefeitura a criar o Festival de Fotografia Amadora e Profissional no Município, intitulado Festival Anual de Fotografia de Ponte Nova.
Na exposição de motivos do PL, foi enfatizado pelo Executivo que o evento será fundamental para fomentar a cultura da fotografia, registrar mudanças e manifestações socioculturais presentes no município, além de contribuir com o conhecimento historiográfico e fortalecer o sentimento de pertencimento dos pontenovenses, possibilitando a preservação da história.
O Executivo esclarece que, por meio dessa iniciativa, acontecerá o incentivo aos novos profissionais do ramo, proporcionando oportunidades de divulgação de trabalho e renda. Além disso, reforça que é importante a preservação de bens tombados, inventariados e expressões socioculturais que guardam a história do município, pois isso evita que os pontenovenses tenham o sentimento de blasé (apatia e indiferença as transformações socioculturais).
Caso o PL seja aprovado da forma como foi apresentado, o Festival será realizado no segundo semestre de cada ano, preferencialmente na semana do Patrimônio Cultural de Ponte Nova, em agosto.
Além disso, os vencedores do Festival receberão prêmios em espécie e cada um dos três primeiros colocados serão convidados a contratar com o Município para apresentação no Festival de Inverno do ano subsequente.
O texto do PL aguarda os pareceres das Comissões de Finanças, Legislação e Justiça (FLJ), de Serviços Públicos Municipais (SPM) e de Orçamento e Tomada de Contas (OTC). A matéria está disponível juntamente com todos os documentos assessórios gerados durante sua tramitação, assim como as etapas já cumpridas e a situação atual, no site da Câmara. Basta acessar na barra de menu principal o item “Projetos e Indicações” e pesquisar a matéria desejada.
*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação