Câmara abre cadastro para contratar serviços de interpretação em Libras
Já se encontra disponível, no site da Câmara, o edital para credenciamento de interessados em prestar serviços de interpretação e tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos eventos do legislativo municipal. O cadastramento dos profissionais teve início nessa segunda-feira (15).
Os profissionais atuarão nas transmissões de reuniões e demais eventos da Câmara. O serviço já é ofertado em eventos solenes e, no ano passado, intérpretes também atuaram nas reuniões plenárias. A ideia é que o cadastramento possibilite o retorno da acessibilidade às sessões.
O formato de contratação dos profissionais já segue as normas constantes na nova lei de licitações. A Câmara já adota a legislação mais recente para contratação e compras no serviço público, o que demandou ajustes no processo durante os últimos meses.
A Câmara já possui uma servidora efetiva com especialidade em Libras, mas a contratação de novos profissionais se faz necessária em razão da recomendação da Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais (FEBRAPILS), que determina que o intérprete pode atuar, preferencialmente, por até 30 minutos, sendo necessário um período de descanso, por igual período, para que o mesmo retome a função.
Todas as informações sobre o credenciamento, condições de contratação e pagamento estão disponíveis no site da Câmara.