Calendário oficial de PN pode ter o Dia da Vacinação e da Defesa dos Profissionais de Saúde
Na Reunião Plenária dessa segunda-feira (23), as comissões de Finanças, Legislação e Justiça (FLJ) e de Serviços Públicos Municipais (SPM) receberam para análise o Projeto de Lei (PL) do Legislativo 19/2021. Somente após a emissão de parecer pelas comissões é que a matéria poderá seguir para discussão e votação por todos os vereadores.
O texto tem como autora a vereadora Suellenn Fisioterapeuta (PV). Na exposição de motivos, a parlamentar destaca que o PL visa a marcar de forma especial o dia 20 de janeiro, dia em que neste ano de 2021 foi aplicada a primeira dose da vacina contra a covid-19 em Ponte Nova, dando início ao processo de imunização no município.
A vereadora ressalta que ainda persistem atitudes anticientíficas e resistências às vacinas em parte da população, o que só faz atrasar a luta contra pandemias e epidemias.
“Ao propormos a institucionalização do dia 20 de janeiro como dia municipal da vacinação, juntamente com a defesa de profissionais da saúde em geral, queremos chamar a atenção da sociedade pontenovense para a importância da luta imunológica em todas as frentes e ao mesmo tempo homenagear uma categoria profissional que merece nosso respeito, consideração e gratidão pelo tanto que se dedica a todos, muitas vezes lutando contra incompreensões e condições adversas de trabalho”, escreveu a vereadora.
Se aprovada, o dia 20 de janeiro será instituído no calendário oficial de eventos do município como o Dia Municipal da Vacinação e de Defesa das Trabalhadoras e dos Trabalhadores de Saúde”. Anualmente, na semana em que estiver incluído o dia 20 de janeiro, o Poder Público municipal promoverá palestras, rodas de debates, mensagens nas redes sociais e outras atividades alusivas aos temas da importância da vacinação e da valorização dos profissionais da saúde.