Aprovada a criação da Semana Municipal da Solidariedade em PN

por Imprensa — publicado 20/05/2020 18h05, última modificação 13/10/2020 14h10
O projeto prevê que a Semana ocorrerá no mês de agosto, a partir do dia 20, coincidindo com a data de aniversário da irmã Zélia Maria Patrício

Projeto de Lei do Legislativo nº3/2020, de autoria da vereadora Aninha de Fizica (PSB), foi aprovado na reunião extraordinária por videoconferência dessa segunda-feira (18). A matéria, que agora aguarda a sanção do Prefeito, cria a Semana Municipal da Solidariedade, em Ponte Nova.

 

 

De acordo com o projeto, fica instituída a Semana Municipal da Solidariedade no Município de Ponte Nova, que deverá ocorrer anualmente no mês de agosto, a partir do dia 20, coincidindo com a data de aniversário da irmã Zélia Maria Patrício. O evento passará a fazer parte do calendário oficial do município.

 

 

Segundo o texto, objetivo da Semana é incentivar a população na prática da prestação de serviços como arrecadação de bens, distribuição de alimentos, vestuário e mercadorias em geral, bem como eventos educacionais, culturais, artísticos e recreativos voltados à população mais necessitada.

 

 

Uma vez aprovada, a lei receberá o nome de Irmã Zélia Maria Patrício como forma de reconhecimento do trabalho que desenvolveu ao longo da vida junto aos jovens, com grande atuação frente à Associação Pontenovense de Proteção à Criança (APPC), transformada em Fundação Menino Jesus. Na entidade, Irmã Zélia cuidou de centenas de crianças e protagonizou momentos marcantes de solidariedade e respeito aos munícipes, atuando intensivamente na busca pela efetivação de cidadania.

 

O texto na íntegra do Projeto de Lei está disponível no site da Câmara.

 

Jardim Suspenso

 

Essa não é a primeira homenagem do Poder Legislativo para a Irmã Zélia. Em março, a Câmara de Ponte Nova aprovou o Projeto de Lei do Legislativo nº 2/2020, que denominou de Irmã Zélia Maria Patrício o jardim suspenso localizado no pátio da Câmara.

 

Irmã Zélia

 

Irmã Zélia Maria Patrício nasceu em Parnaíba, Piauí, filha de Raimunda Barrozo do Silva e Pedro Patrício da Silva, única mulher e a mais nova de três irmãos.

 

Quando criança, mudou-se com seus pais para Brasília.

 

É de família circense, tendo uma vida marcada pela música, pela dança e pelas artes plásticas.

 

Em Anápolis, Goiás, formou-se em Magistério, em Brasília fez licenciatura plena em Educação Artística, pós graduando-se em comunicação social em São Paulo.

 

Em Lyon, França, cursou Comunicação e Pastoral, e em Roma, Itália, participou do projeto Salesiano em Educação e Espiritualidade, foi convidada para a preparação e a realização do Centenário da Escola Nossa Senhora Auxiliadora em Ponte Nova.

 

Foi escritora e compositora com obras publicadas pelas edições Paulinas, destacando-se o livro e o cd Comunicação e “Comunicação e Consciência do Corpo”, além dos cds “A bonita arte de Deus I e II.”

 

O belo currículo de educadora da Irmã Zélia inclui ainda as seguintes atividades: Professora na Escola de Comunicação SEPAC, São Paulo, assessora de Arte-Espiritualidade nas livrarias Paulinas de todo o Brasil, animadora de Laboratórios de Consciência do Corpo; fundadora do Grupo Toque-Vida e autora do método Ludodanza; membro do grupo pesquisa CREC-AVEX intercâmbio França /Brasil, e redatora da página litúrgica do Jornal Pastoral, de Mariana-MG.

 

Irmã Zélia apresentava o programa Brincar de Viver na TV Educar.

 

Por fim, também foi presidente da Associação Pontenovense de Proteção à Criança(APPC), transformada em Fundação Menino Jesus, onde cuidou de centenas de crianças internas e externas, através do Projeto Nascer, um projeto de arte e educação, por meio da educação emocional, pois acreditava na arte para recriar nossas histórias de vida. Quem quer que visite a obra da Irmã Zélia na Fundação Menino Jesus volta com a certeza de que ali existe um sopro renovado de vida e de graça.

 

Em 2015 esteve na sede das Nações Unidas em Genebra para discutir sobre e Infância no Brasil e os direitos Humanos. Oportunamente apresentou os trabalhos desenvolvidos na Fundação Menino Jesus.

 

Ela exerceu um papel tão forte e solidário com inúmeras crianças, sua dedicação contribuirá de maneira substancial para o futuro destes jovens, movidos pela arte, educação e grande carinho que recebiam.

registrado em: