Em 2022 a Ouvidoria da Câmara foi acionada por dezenas de cidadãos

por Divisão de Comunicação — publicado 16/01/2023 13h35, última modificação 16/01/2023 13h36
A Ouvidoria impulsiona a participação de cidadãos em busca de soluções para os problemas de Ponte Nova
Em 2022 a Ouvidoria da Câmara foi acionada por dezenas de cidadãos

Ouvidoria

Durante o ano de 2022 a Ouvidoria da Câmara continuou a ser um canal entre a população e o Poder Legislativo. A liberdade de opinião dos pontenovenses foi garantida, mesmo com as limitações impostas pela pandemia e realização de sessões legislativas virtuais em boa parte do ano.

Levantamento feito pela Divisão Administrativa da Câmara contabilizou que foram 76 participações, por meio da Ouvidoria, em 2022. O canal, que fica disponível no site da Câmara, possui um formulário que permite aos cidadãos e cidadãs apresentarem críticas, denúncias, dúvidas e sugestões sobre assuntos de qualquer área de interesse para o município.

Do total de registros da Ouvidoria, 40% foram denúncias de servidores públicos municipais, 20% pedidos de melhorias em vias públicas, 11% assuntos relacionados ao meio ambiente, 10% sobre concurso público, 2% sobre transparência, 2% transporte público, 2% vacina, 1% acessibilidade e 12% outros assuntos.

Em busca de respostas para as pessoas que recorreram à Ouvidoria a Câmara enviou 32 ofícios, com pedido de esclarecimentos da prefeitura, obtendo 22 respostas (68%). Vereadores realizaram também 3 diligências fiscalizando setores da administração municipal visando obter informações que esclarecessem questionamentos apresentados por cidadãos.

As mensagens recebidas pela Ouvidoria em 2022 incluíram denúncias e pedidos de informações referentes à Câmara, à diversas secretarias municipais, ao Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento e ao Departamento Municipal de Trânsito entre outros.

 

A Ouvidoria

Na Ouvidoria da Câmara de Ponte Nova a opinião de todos é importante.

A Ouvidoria tornou-se um elo que conecta a comunidade e a Câmara aumentando a interatividade e a transparência e promovendo o diálogo e o exercício da cidadania e da democracia.

Compete à Ouvidoria receber e responder sugestões, críticas, reclamações, denúncias, elogios e pedidos de informações sobre as atividades da Câmara e outros assuntos de sua competência, como a fiscalização de atos do Poder Executivo.

As manifestações feitas em formulário próprio na página da Câmara na internet geram um protocolo que permite acompanhar o andamento das solicitações. E, se a pessoa preferir, pode se manifestar de forma anônima. Todas as mensagens recebem o tratamento adequado de acordo com o tema.