Câmara inaugura Sistema de Captação de Energia Solar Fotovoltaica
Uma das últimas atividades promovidas pela Mesa Diretora biênio 2021/2022 foi a inauguração, na quarta-feira (28), do Sistema de Captação de Energia Solar Fotovoltaica e interligação no sistema público de energia. O descerramento da placa inaugural, que marca uma ação pioneira e histórica da Câmara de Ponte Nova, contou com a presença de vereadores e servidores justamente no dia em que o Poder Legislativo Pontenovense comemorou seus 160 anos.
Ao descerrar a placa inaugural o presidente da Câmara, Antônio Carlos Pracatá (MDB), ladeado pelo seu vice-presidente, Dr, Wellerson Mayrink (PSB) e o secretário da Mesa Diretora, José Roberto Júnior (REDE) disse que a expectativa é que o investimento com a implantação do sistema se pague em até quatro anos com a economia que será gerada.
Ação do projeto “Legislativo Consciente: Em prol do meio ambiente,” desenvolvido pela Câmara, que valoriza iniciativas de obtenção e produção de energia limpa e renovável, preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. A instalação do sistema fotovoltaico na sede da Secretaria Municipal de Saúde vai suprir a demanda de energia elétrica da Câmara e da Escola Municipal José Maria da Fonseca (Colégio Municipal) por meio de parceria, formalizada via Convênio Nº 01/2021/CMPN, entre a Câmara e a Prefeitura de Ponte Nova.
A empresa Arara Blue Consultoria e Engenharia LTDA venceu processo licitatório ao apresentar o valor R$ 265.500,0000 (duzentos e sessenta e cinco mil e quinhentos reais) ficando responsável pela elaboração de projeto executivo, implantação de sistema de geração de energia fotovoltaica e manutenção preventiva periódica.
Parceria Executivo/Legislativo
Para viabilizar a implantação do sistema, foi firmado um convênio de cooperação mútua entre a Prefeitura e a Câmara, por meio de entendimentos com a Secretaria Municipal de Educação e a diretoria do Colégio Municipal de forma a atender os prédios onde funcionam a sede da Câmara e o da Escola.
Para a instalação do sistema a Câmara utilizou o telhado do prédio da Secretaria Municipal de Saúde, conforme indicações técnicas do projeto e observadas as determinações da Secretaria Municipal de Obras.
A Câmara foi responsável pela elaboração do projeto de instalação do sistema, e a aprovação junto à CEMIG, contratação das obras e realização de todos os investimentos, com recursos do orçamento do Poder Legislativo, inclusive instalação de padrão de energia, providências junto a concessionária de energia elétrica para operação e funcionamento do sistema e garantirá a manutenção periódica e o funcionamento do sistema de captação fotovoltaica.
A Prefeitura ficou responsável pela transferência junto à concessionária de energia para a responsabilidade da Prefeitura, das ligações de energia elétrica dos prédios públicos abrangidos pelo sistema, garantir acesso ao telhado da Secretaria Municipal de Saúde e ligações elétricas para fins de interligação do sistema e instalação das placas e equipamentos necessários, pagamento das faturas geradas em razão do consumo de energia dos prédios públicos do Município que abrigam a Câmara e o Colégio Municipal, independentemente de superávit na produção energética e fornecer à Câmara periodicamente, cópia da fatura de consumo de energia do prédio que abriga a sede do Legislativo, para fins de política de controle e uso racional da energia.
Conteúdo relacionado
Câmara e Prefeitura fazem parceria para captação de energia fotovoltaica
Processo Licitatório nº 07/2022 - Pregão Eletrônico nº 05/2022