Biblioteca da Câmara já está funcionando em novas instalações

por Divisão de Comunicação — publicado 27/01/2023 16h15, última modificação 27/01/2023 16h30
O funcionamento da Biblioteca Maria de Abreu é de segunda a sexta, das 12 às 18 horas. É necessário fazer cadastro para obter empréstimo de livros.

Completamente revitalizada, a Biblioteca Maria de Abreu foi reaberta ao público em 22 de dezembro de 2022, voltando a funcionar no local onde foi inaugurada em 2005. Com o acervo disposto em moderno mobiliário a biblioteca funciona de segunda a sexta, das 12h às 18 horas, ao lado do Centro de Memória da Câmara.

A Biblioteca Maria de Abreu disponibiliza à população milhares de obras. Além de títulos literários, biografias e documentários com informações socio históricas do município, tem também o objetivo de fornecer publicações temáticas, sobre Direito e Poder Legislativo, voltadas para servidores, vereadores e pesquisadores. E, para enriquecer o acervo a Câmara está providenciando a aquisição de novas obras literárias a partir de sugestões dos vereadores e dos servidores.

Em 2019 iniciou atividades na Câmara a bibliotecária Maria Aparecida Lima, aprovada em concurso público para o cargo de Agente Administrativo Bibliotecário. Desde então, a Biblioteca Maria de Abreu passa por um processo de reestruturação e agora volta a seu espaço original com novo mobiliário e uma nova proposta de funcionamento. Além da variedade de obras, e espaço especial para leitura e pesquisa a ideia é incentivar o hábito de leitura, que além de proporcionar aprendizado pode ser diversão.

Segundo Maria Aparecida, serão promovidos encontros em datas comemorativas do município como a semana da literatura, o dia do livro, o dia da biblioteca, dia da poesia e outras. Assim como em datas estabelecidas para fortalecer causas sociais, de forma a divulgar e valorizar o espaço.

 

Coleções

Uma novidade é a Coleção Ponte Nova, que reúne publicações sobre a história do município e obras de autores locais. A Coleção é dividida entre “Nossos Autores” e “Nossa História”, onde na primeira encontram-se obras de poesias, histórias e contos de autores locais e do Vale do Piranga e na segunda obras sobre a história da cidade e seu entorno.

As outras coleções são de “Obras de referência”, composta por dicionários e enciclopédias e “Raridades” constituída por obras do final do século XIX e início do século XX. A obra mais antiga da Coleção Raridades, datada de 1862 com o título “História do Brazil”, possui a mesma idade que a Câmara Municipal.

 

Empréstimos

O leitor terá direito ao empréstimo de 2 (duas) obras por vez, pelo prazo de 7 (sete) dias. Podendo solicitar a renovação da obra, desde que não haja outra reserva.

O empréstimo poderá ser feito a qualquer cidadão, que tenha realizado um cadastro de dados na Biblioteca Maria de Abreu. Para realizá-lo basta ir à Câmara portando um comprovante de residência em seu nome e documento de identidade com foto.

 

Dúvidas e esclarecimentos

Para esclarecer dúvidas e obter informações sobre a Biblioteca Maria de Abreu o contato pode ser feito por e-mail: biblioteca@pontenova.mg.leg.br, ou telefone: (31) 3819-3296 ou presencialmente de segunda a sexta-feira de 12 as 18 horas.

Além disso, está em criação uma forma online de pesquisa, que possibilitará acesso remoto ao acervo.

 

Maria de Abreu

Maria José Furtado de Abreu (1920 - 1986), foi uma ilustre professora que atuou no município, quando jovem estudou na Escola Normal Nossa Senhora Auxiliadora, onde depois lecionou. Exerceu o magistério também nas cidades de Rio Casca, Urucânia, Piedade de Ponte Nova e São Paulo. Durante 40 anos trabalhou na preparação dos alunos para o exame de admissão para o ginasial.

 

*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação